fbpx

Presidente do Livres critica hábito de generalizar movimento por causa de declarações individuais

Paulo Gontijo divulgou vídeo nas redes sociais da entidade, afirmou que o Livres não entrará em 'tretas de internet' e que a pluralidade do movimento pode incomodar pessoas
Paulo Gontijo é o presidente do Livres (Foto: Reprodução/Facebook)

Compartilhe

Paulo Gontijo é o presidente do Livres (Foto: Reprodução/Facebook)

O presidente do Livres, Paulo Gontijo, queixou-se na noite desta quinta-feira (23) sobre pessoas que buscam rotular o movimento com base em opiniões individuais de alguns ativistas. Segundo ele, esse hábito está sendo “bastante desagradável” e, por isso, é importante que a entidade se manifeste. [1]

“[Trata-se] de uma tática bem pouco honesta intelectualmente que é pegar uma parte de um movimento e tomá-lo como um todo. Se a pessoa A, B, C ou D externam determinada opinião, as pessoas correm para a internet para dizer que o Livres não é tão liberal assim. Olha, é importante deixar bem claro que as opiniões do Livres, as posições do movimento, estão muito claramente colocadas nas nossas redes sociais, em nosso site”, explica.

[wp_ad_camp_1]

No vídeo, que foi divulgado nas redes sociais do Livres, Gontijo frisou que a entidade “sempre foi um movimento plural e diverso, comportando diversas correntes liberais” e que justamente essa característica pode incomodar “quem está dentro da bolha”.

“É preciso requalificar o debate liberal no Brasil. É inadmissível que […] o debate liberal vire uma espécie de ‘busca sobre quem é o nosso Luís XIV’, que olha para o seu espelho virtual e diz: ‘o liberalismo sou eu’. Tretas de internet não são o nosso meio. Quem quiser ir para esse caminho, pode ficar muito a vontade, mas o Livres não vai embarcar”, afirmou.

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/EuSouLivres/videos/669328760181967/?v=669328760181967″ width=”920″ height=”” onlyvideo=”1″]

Em sua fala, Gontijo não citou nomes, mas tem como provável referência a economista Elena Landau. Conhecida pelas privatizações durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a ex-tucana juntou-se ao Livres quando o movimento ainda integrava o PSL, antes da entrada de Jair Bolsonaro. Ao longo dos últimos meses, Landau – que chegou a presidir a entidade -, colecionou falas polêmicas nas redes.

Além de duras críticas à flexibilização do porte de armas e aos armamentistas, a quem chamou de “assassinos enrustidos”, a economista também chegou a elogiar o bilionário George Soros (constante alvo de críticas de conservadores) e até a endossar ponderações críticas ao livre mercado no setor de cinemas.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?