fbpx

Panorama #8 – Imposto sobre movimentação financeira vai contra o livre mercado, avalia deputado do NOVO

Compartilhe

No que depender do deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO/SP), o governo não passará qualquer projeto que inclua imposto sobre movimentação financeira no Congresso. A ideia, não é de hoje, vem sendo ventilada pelo Ministério da Economia, inclusive por Paulo Guedes, e defendida por parte dos grupos liberais, como o Brasil 200.

Fonteyne explica – 1

Em conversa com o Boletim da Liberdade, o parlamentar afirma que trata-se de um imposto socialista, pois exige que toda a sociedade compartilhe com a arrecadação que, antes, poderia incidir mais em quem, por exemplo, comprava um automóvel de luxo. “Toda a sociedade, independente da situação financeira, ou de criar riqueza, vai acabar pagando os tributos que não eram nem dela, mas de outra pessoa”, disse.

Fonteyne explica – 2

O deputado também argumenta que esse tipo de tributação é um estímulo à verticalização dos grupos econômicos, que passariam a ver desvantagens na terceirização de atividades. É que, nesse cenário, haveria maior movimentação financeira e, consequentemente, maior tributação. “Isso vai contra o livre mercado”, avalia.

Fonteyne explica – 3

“Eu sou um dos maiores críticos a esse tipo de tributação e digo mais: o único lugar em que ele foi aplicado com sucesso, com uma alíquota de 2%, foi na Venezuela. E também na Argentina, onde está com 0,1%. Solução pra gente que é um fracasso [na economia]”, afirma o parlamentar, que compara a popularização da medida a “coisa de terraplanista” porque “parece ser extremamente simples”.

Fonteyne explica – 4

“O mundo inteiro, como a China, a Índia, toda a Europa, tem como base do sistema tributário a tributação sobre a geração de riquezas, o IVA. Então por que o Brasil quer inventar uma porcaria de um sistema que não tem conexões em relação ao resto do mundo e ainda gera distorções?”, pergunta Fonteyne, que diz que a CPMF é proposta por “um bando de gente que se diz liberal”. O parlamentar garante que já conversou sobre isso com o presidente do Partido Novo, João Amoêdo, e com o diretório nacional, e “estamos todos absolutamente alinhados” – e que segue sendo contra a tributação por movimentação financeira mesmo em caso de desoneração da folha de pagamento das empresas.

HQ com beijo gay – 1

Dos quatro parlamentares do Partido Novo eleitos no Rio de Janeiro (1 deputado federal, 2 deputados estaduais e 1 vereador), apenas um não se manifestou no Twitter sobre o pedido do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, para recolher um livro com beijo gay. Foi Leandro Lyra – que, aliás, ganhou o costume de compartilhar publicações de Bolsonaro, seus filhos e ministros com grande frequência.

HQ com beijo gay – 2

O deputado federal Paulo Ganime (NOVO) classificou a medida como “censura, erro político e homofobia”. Já o deputado estadual Alexandre Freitas frisou que “um prefeito não é e nunca será alguém capaz de dizer o que é ou não apropriado para o filho de alguém”. O também estadual Chicão Bulhões considerou Crivella “preconceituoso, desumano, desrespeitoso e intolerante” e sua atitude como um “ataque à liberdade das pessoas”. [1][2][3]

Liberdade para todos

O Coordenador da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, Nélio Georgini, também saiu em defesa da causa LGBT – apesar de, em tese, ser aliado do prefeito carioca. Declarou que “a Prefeitura é feita de outras opiniões também” e que “precisamos levar a nossa bandeira e a nossa palavra para a população.”

Montagem

Na última semana, nos corredores do Senado Federal, algumas pessoas afirmavam que o senador Cid Gomes (PDT/CE) passou mal em plena leitura de um parecer próprio para poder faltar à votação da PEC da reforma da Previdência. Seu suplente foi favorável.

Esgotado

Todos as edições de Lacerda: A Virtude da Polêmica, da LVM Editora, foram esgotadas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Documentário do MBL

Lançado na última sexta-feira (6) nas plataformas digitais para aluguel on-demand, o filme do MBL – “Não vai ter golpe!” – está crescendo entre os mais assistidos. O Boletim assistiu o filme, publicou sua crítica, e também entrevistou os diretores da produção.

Lançamento

O deputado estadual e líder do Partido Novo na ALESP, Heni Ozi Cukier, lança esse mês seu novo livro: Inteligência do Carisma pela Editora Planeta. O evento ocorrerá no dia 16 de setembro, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo.

Não perca nossas colunas

Receba a Coluna Panorama e outros conteúdos especiais do Boletim da Liberdade direto no seu WhatsApp. Para isso, clique aqui e envie-nos uma mensagem. Depois, adicione nosso contato ao número do seu celular. Tem alguma informação interessante para compartilhar conosco? Envie também por WhatsApp.


Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?