fbpx

Jurista carioca lança manifesto contra nome de Zanin para STF

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Lula já sinalizou que fará a indicação na próxima semana

A advogada Kátia Magalhães lançou um manifesto contra o nome de Cristiano Zanin para o STF. Zanin foi advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no período em que foi condenado pela Lava Jato. Dessa forma, Lula já sinalizou que fará a indicação na próxima semana.

Em primeiro lugar, o manifesto de repúdio começa explicando que o manifesto parte de “cidadãos preocupados com o funcionamento regular e eficiente das instituições”. Nas linhas seguintes, o texto traz argumentos de que o nome de Zanin não é bom para o cargo. O primeiro deles mostra que desde 2013, ele atua como advogado do Presidente da República, inclusive durante os processos de condenação de Lula.

Leia também:  Lula deixa Hamas orgulhoso e se afasta de Israel, após fala na Etiópia

Além disso, Kátia Magalhães traz como problema a participação de Cristiano Zanin dentro da equipe de transição. “Tanto o histórico profissional quanto os reconhecidos laços familiares e de amizade mantidos com o Sr. Lula da Silva fulminam a imparcialidade que, uma vez empossado, o indicado deveria exibir em relação ao titular do Poder Executivo”, pontuou a advogada.

O “Manifesto em repúdio à indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal” está disponível na plataforma “peticao.online”. Até o momento, a petição soma 654 assinaturas.

De acordo com as regras, apenas o presidente da República pode indicar um membro para ocupar cadeira no STF. O indicado deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. A partir da escolha, o “candidato” passa por uma sabatina no Senado Federal, que pode aprovar ou não a escolha. Os senadores nunca reprovaram um nome.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?