fbpx

NOVO veta candidatura de vereador do Rio a deputado federal e caso vai à Justiça

Em comunicado enviado aos seus filiados, o Partido Novo afirmou que o vereador Leandro Lyra recorreu à Justiça e obteve um mandado de segurança, que buscará ser revertido no Plenário
O vereador Leandro Lyra (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Compartilhe

O vereador Leandro Lyra (Foto: Reprodução/TV Câmara)

O Partido Novo atualizou por e-mail seus filiados na manhã desta quarta-feira (25) sobre a situação da polêmica candidatura do vereador Leandro Lyra, do Rio de Janeiro, a deputado federal.

No texto, a legenda afirmou que Lyra buscou oficializar sua candidatura na convenção estadual mas o Diretório Nacional, de “maneira unânime”, vetou seu registro como candidato. [1]

Ao ter acesso ao resultado e insatisfeito com a negativa, Lyra teria recorrido à Justiça Eleitoral e conseguido obter um mandado de segurança que garantiu o registro de sua candidatura mesmo sem o aval do NOVO.

[wp_ad_camp_1]

Na sequência, o partido disse que “entrará com um recurso para que a decisão provisória e individual seja levada ao Plenário do Tribunal [Superior Eleitoral] com a finalidade de reformá-la e, assim, fazer prevalecer o veto do Diretório Nacional” pela não-candidatura.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

“Ao vetar a participação do vereador na convenção, o partido busca fazer com que seu mandatário respeite o compromisso para com o partido e seus eleitores que atribuíram seus votos ao projeto coletivo, e não individual, acreditando no cumprimento de todo o mandato”, concluiu o texto.

Boletim da Liberdade buscou estabelecer contato com o gabinete do vereador Leandro Lyra no início da tarde desta quarta-feira (25) mas não obteve retorno.

A Polêmica

Eleito vereador do Rio de Janeiro em 2016 com apenas 24 anos, Lyra foi o primeiro político da legenda a conseguir um mandato no estado.

Em outubro de 2017, surpreendeu seus seguidores ao anunciar que pretenderia disputar as eleições de 2018. Parte dos admiradores de seu trabalho e ativistas do NOVO na cidade se manifestou decepcionada pois o partido sempre divulgou que prezava pelo cumprimento dos mandatos até o fim.

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

Leandro Lyra chegou a no primeiro semestre participar e ser aprovado no processo seletivo do NOVO, mas o presidente da legenda salientou ao Boletim da Liberdade que a aprovação não isentava Lyra de uma liberação especial para concorrer.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?