Panorama #18 - Arthur do Val, o 'Mamãe Falei', enfatiza experiência como empreendedor para disputar Prefeitura de São Paulo - Coluna Coluna Panorama

Panorama #18 – Arthur do Val, o ‘Mamãe Falei’, enfatiza experiência como empreendedor para disputar Prefeitura de São Paulo

18.11.2019 07:52

O deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val (DEM), conhecido pelo canal “Mamãe Falei”, deu pistas em sua participação no V Congresso do Movimento Brasil Livre sobre como pode ser seu discurso caso consiga disputar a prefeitura. Arthur defendeu que o MBL tenha uma candidatura própria.

Arthur Prefeito – 2

Após revelar alguns dos desafios que vivenciou como empreendedor, Arthur credenciou-se como alguém que conhece a São Paulo de verdade, do dia a dia de quem empreende. Não seria um conhecer superficial, de cima, de helicóptero, ou de quem está há poucos anos na capital paulista, em referência à deputada federal Joice Hasselmann (PSL/SP), que é do Paraná. Arthur também ironizou o deputado Marco Feliciano (PODE/SP), perguntando qual seria a experiência do pastor além de “ganhar dinheiro de fiel”. [2]

Arthur Prefeito – 3

Em outubro, Arthur mostrou-se cético quanto à possibilidade de disputar a prefeitura pelo Democratas, seu atual partido, e revelou sonhar em disputar pelo Partido Novo. Aliás, Filipe Sabará foi anunciado formalmente pela sigla como aprovado do processo seletivo, em tendência já prevista nesta coluna.

Joice Candidata

Ainda sobre o assunto, Joice Hasselmann (PSL/SP) já é considerada candidatíssima à prefeitura paulistana pelo PSL com a saída da família Bolsonaro da sigla.

Voucher-Creche – 1

A Prefeitura de São Paulo anunciou na última semana que pretende instituir o voucher-educação para vagas em creches privadas destinadas a crianças carentes de 0 a 3 anos. Hoje, a fila no município é de mais de 70 mil. O modelo de voucher é considerado um programa de viés liberal, por fazer o Estado apenas suprir a demanda social, mas sem cuidar da construção, gestão e contratação das unidades.

Voucher-Creche – 2

O programa será batizado de Mais Creche e cada voucher receberá o valor de R$ 727.

Voucher-Creche – 3

Apesar do programa, agora, ser de iniciativa do Executivo, é preciso reconhecer o mérito à vereadora Janaina Lima (NOVO/SP), que desde 2017 tem defendido – e proposto – que a cidade mais populosa do Brasil abrace o modelo.

 

Conselhos no Brasil

O deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO/SP) defendeu em entrevista no Congresso do MBL que “é preciso acabar com essa cultura de conselhos [profissionais] no país”. “Conselho no Brasil no máximo de médico e de engenheiro, porque envolve a vida das pessoas. O resto, passa a régua, não [deve] ter mais nada de conselho”, defendeu. [1]

Juventude

Foi empossado na última segunda-feira (11) como novo secretário de infraestrutura e obras do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o bacharel em direito Bruno Kazuhiro. Presidente da Juventude Democratas, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Bruno foi entrevistado pelo Boletim da Liberdade em 2017.

PC do B em ascensão

Chegou-se a especular nos bastidores da política que o governador do Maranhão, Flávio Dino (o único do PCdoB), poderia renunciar para acompanhar a caravana do ex-presidente Lula no Nordeste. Como se sabe, Dino – já em segundo mandato – tem interesse em disputar o Planalto em 2022 e a medida o fortaleceria como nome de maior repercussão. Por outro lado, entregaria o Governo do Estado nas mãos do Republicanos, antigo PRB.

Ou nem tanto

Embora Dino seja uma “vitrine” do PCdoB, não é de hoje – e já foi noticiado por essa coluna, no passado – que se fala em uma mudança de partido pelo governador, interessado em se desvincilhar da ideologia que já deixou um rastro de milhões de vítimas pelo mundo. O PSB seria um dos destinos possíveis.

Memorial contra comunismo

Em tocar no tema, o deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcio Gualberto (PSL/RJ), decidiu elaborar um projeto do Memorial das Vítimas do Comunismo na América Latina. Segundo ele, seria o primeiro na região.

Troyjo no banco

Agora que foi realizada a Cúpula do BRICS, em Brasília, haverá troca da presidência do Banco de Desenvolvimento do BRICS, que investe em projetos dos cinco países do bloco. O principal nome que circula para a posição é o do secretário executivo de comércio exterior Marcos Troyjo, um dos grandes especialistas em BRICS no Brasil hoje. Troyjo também é ligado ao Instituto Millenium.

Liberty Fund

Ocorreu entre os dias 14 e 17, em Petrópolis, no interior do Rio, mais uma edição do colóquio do Liberty Fund no Brasil. O encontro reúne acadêmicos e ativistas liberais para debater em profundidade temas sobre a liberdade. Houve a participação de parlamentares.

Aliança pelo Brasil – 1

O evento de fundação da Aliança pelo Brasil, sigla que o presidente Jair Bolsonaro quer criar, ocorrerá em um hotel bem próximo do Palácio da Alvorada, em Brasília. A tendência que se reúnam, ali, todos os parlamentares e apoiadores próximos do novo partido. A partir desse marco, devem ser recolhidas assinaturas.

Aliança pelo Brasil – 2

A meta do Aliança é recolher o número mínimo previsto em lei até o início de 2020. Ao todo, são necessárias cerca de meio milhão de apoios em nove estados.

Aliança pelo Brasil – 3

Fala-se, nos bastidores, que atalhos são possíveis para facilitar o processo e viabilizar a sigla até as eleições municipais. Um deles seria se unir com partidos que já conquistaram o total de assinaturas e hoje aguardam julgamento no TSE.

Aliança pelo Brasil – 4

Querem que na Aliança pelo Brasil ninguém seja chamado de filiado, mas de “aliado”. Será que cola?

Candidaturas independentes – 1

Em dezembro, haverá audiência pública sobre candidaturas independentes – sem filiação partidária – no Supremo Tribunal Federal. Veremos aliados do presidente na defesa do postulado?

Candidaturas independentes – 2

Para registrar, o deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ) defendeu esse tipo de candidatura no V Congresso do MBL.

Prêmio Boletim da Liberdade

Teve início o III Prêmio Boletim da Liberdade. Desta vez, a edição terá três modalidades: personalidade do ano, organização do ano e parlamentar do ano. Os oito candidatos mais sugeridos até o dia 23 de novembro para cada modalidade irão para votação pública. Ao fim, os três mais votados serão apreciados pelo júri composto pelos assinantes do Boletim. Para mais detalhes, clique aqui. Para sugerir nomes para cada modalidade, acesse esse link.

Não perca nossas colunas

Receba a Coluna Panorama e outros conteúdos especiais do Boletim da Liberdade direto no seu WhatsApp. Basta clicar aqui e entrar em nosso grupo exclusivo, cujas vagas são limitadas. O Boletim também criou um canal no Telegram.


Fotos: (1) O deputado estadual por São Paulo, Arthur do Val; Foto: Divulgação/MBL. (2) A vereadora de São Paulo, Janaina Lima; Foto: André Bueno/CMSP. (3) O secretário de comércio exterior, Marcos Troyjo; Foto: José Cruz/Agência Brasil; (4) Encontro de Bolsonaro com parte da bancada do PSL para anunciar criação de novo partido; Foto: Divulgação

ERRATA: Publicamos originalmente que o Instituto Millenium estava com sede nova no Rio de Janeiro pelo fato de um novo endereço constar em alguns documentos publicados pela entidade. O IMIL, contudo, afirmou que não há sede nova. A nota foi apagada e pedimos desculpas aos leitores.

FALE COM O BOLETIM

Jornalismo: jornalismo@boletimdaliberdade.com.br

Comercial: comercial@boletimdaliberdade.com.br

Jurídico: juridico@boletimdaliberdade.com.br

Assinatura: assinatura@boletimdaliberdade.com.br