fbpx

Duarte critica proibição do STF de remover população de rua

Foto: Reprodução

Compartilhe

O vereador Pedro Duarte (NOVO), da cidade do Rio, criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a remoção da população de rua. “O STF erra, uma vez mais, ao entrar naquilo que não lhe compete. Cabe aos Prefeitos, e não ao Judiciário, enfrentar o desafio da população em situação de rua, que é muito complexo’’, afirmou Duarte.

O representante do NOVO na Câmara Municipal do Rio de Janeiro disse que a remoção não é solução pra tudo. “Sobretudo quando os abrigos estão em péssimas condições e não há política de capacitação profissional dessas pessoas”. Entretanto, ressaltou que “se faz necessária sim em certos casos, como nos de saúde mental e vícios”, concluiu Pedro Duarte.

Leia também:  Elon Musk comenta em publicação de Moraes e questiona censura no Brasil

Decisão

O Supremo Tribunal Federal formou maioria para confirmar uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do final de julho, que proíbe autoridades públicas de fazer remoção e transporte forçado de pessoas em situação de rua. Os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Nunes Marques, Rosa Weber e Cármen Lúcia seguiram a decisão de Moraes.

Para o Bsb Invisível, “essas ações mostram que o Estado seja ele de qual lugar for do país é higienista. Tenta de fato tirar aquelas pessoas do meio social pra fazer com que elas cada vez mais distantes, mais isoladas, excluídas e sem nenhum tipo de amparo. Então, eu acho que essa maioria, né, da do STF, veio muito como uma forma de esperança e fazer com que essas pessoas sejam vistas’’, comenta Mari Baqui, fundadora do Bsb Invisível.

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

Alexandre de Moraes também proibiu a instalação ou construção de barreiras físicas, a chamada arquitetura hostil. No entanto, esse é um papel que não deveria ser do STF, como acredita o vereador Pedro Duarte.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?