fbpx
PUBLICIDADE

Vídeo de Moraes sobre indulto é compartilhado por críticos à condenação de Silveira

Parlamentares críticos à prisão buscaram também um tweet do ministro Luís Roberto Barroso que abordou o tema
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
PUBLICIDADE

Um vídeo de 2019 do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está circulando nas redes sociais de parlamentares críticos à condenação de Daniel Silveira (PTB/RJ).

PUBLICIDADE

No vídeo, no plenário da corte, Moraes julgava o caso do indulto natalino do presidente Michel Temer (MDB) e sustentou que a medida, sendo ato privativo do presidente da República, “nós podemos gostar ou não gostar”, mas que “ato de clemência constitucional não desrespeita a separação de poderes”.

“[A medida] não é uma ilícita ingerência do Executivo na política criminal que genericamente é estabelecida pelo Legislativo e concretamente aplicada pelo Judiciário”, defendeu.

PUBLICIDADE

O ministro também afirmou que o “indulto, seja graça ou perdão presidencial, seja individual, seja coletivo, não faz parte da política criminal”.

Leia também:  Toffoli recusa notícia-crime proposta por Bolsonaro

“É um mecanismo de exceção contra o que aquele que tem competência entender excessos da política criminal”, disse Moraes, em referência à autoridade do presidente da República.

Marcel van Hattem (NOVO/RS), que compartilhou o vídeo ainda nesta quinta-feira (21), questionou se Moraes “manterá a opinião agora”. O deputado federal Luiz Phillipe de Orleans e Bragança também compartilhou o vídeo. [1]

PUBLICIDADE

Tweet de Barroso

Outro conteúdo que também tem sido compartilhado por parlamentares e influenciadores é um tweet do ministro Luís Roberto Barroso datado de 5 de agosto de 2021.

Nele, Barroso afirma que “o Judiciário apenas aplica o decreto presidencial” e que “nas execuções penais do mensalão, deferi o benefício a todos que se adequaram aos requisitos”. [2]

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

APOIO

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?