fbpx

Exclusivo: pelo menos 40 mandatários do NOVO apoiam pré-candidatura de Tiago Mitraud à presidência

Dos 53 mandatários do partido, mais de 40 já subscrevem texto que defende a participação do deputado federal de Minas Gerais no processo seletivo e a "pluralidade de opções e o amplo debate interno" na escolha do candidato ao Planalto
Mitraud foi eleito deputado federal pelo Partido Novo por Minas Gerais (Foto: Divulgação)

Um grupo de pelo menos 40 mandatários do NOVO subscreveram um abaixo-assinado em apoio à participação do deputado federal Tiago Mitraud (NOVO/MG) no processo seletivo que vai definir o candidato à presidência da República pela sigla. A lista e a carta aberta foram confirmadas pelo Boletim da Liberdade com quatro fontes diferentes.

Ao todo, a sigla tem 53 mandatários. Dos signatários até o momento, estão também o prefeito Adriano Silva (Joinville) e governador Romeu Zema (Minas Gerais), únicos políticos eleitos pelo NOVO para cargos executivos.

A divulgação da carta surge menos de dois dias após o partido divulgar, de forma explícita, a pré-candidatura de João Amoêdo à presidência sem que o processo seletivo fosse dado por terminado. O movimento foi visto como precipitado e contou com baixa adesão dos mandatários.

No texto, os parlamentares enaltecem a experiência de Mitraud e relatam que o parlamentar tem confidenciado a intenção de não concorrer à reeleição como deputado federal.

O grupo classifica isso como “motivo ainda maior, no nosso entendimento, para que o partido considere a possibilidade de tê-lo como possível representante como candidato ao Executivo Federal”.

Os mandatários também afirmam defender que o processo seletivo da sigla “seja amplamente divulgado e facilmente acessível para todos aqueles que preencham os pré-requisitos” e que haja “pluralidade de opções e o amplo debate interno sobre as opções disponíveis”.

Veja a carta completa e a lista de signatários abaixo:

APOIO DOS MANDATÁRIOS DO NOVO À PRÉ-CANDIDATURA DE TIAGO MITRAUD À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O partido Novo tem um grande objetivo em 2022: aumentar sua bancada federal e suas bancadas estaduais e distrital, elegendo representantes que sejam alinhados com nossos princípios e valores e se oponham ao populismo, de onde quer que ele venha! Nesse sentido, é fundamental que o partido apresente, também, candidatos a Senadores, Governadores de Estado e Presidente da República alinhados com essas premissas.

É, pois, com grande interesse que os mandatários abaixo-assinados acompanham as definições do Partido Novo no que diz respeito ao processo seletivo em curso para todos esses cargos. Em recente reunião, realizada na última segunda-feira, com a presença de mais de 30 mandatários, os presentes saudaram a intenção em participar de eleições majoritárias nos seus estados dos deputados Paulo Ganime, no Rio de Janeiro, e Vinicius Poit, em São Paulo. A participação de ambos no pleito significará um grande impulso para nossos candidatos a deputado federal e estadual nos seus Estados, que terão no exemplar trabalho na Câmara do Ganime e do Poit um norte para se inspirar e um cartão de visita inestimável a apresentar para seus eleitores.

Na mesma oportunidade, também o deputado Tiago Mitraud revelou que foi procurado por dirigentes partidários sondando a possibilidade de se inscrever no processo seletivo do Novo, porém para a Presidência da República. Honrado com a sondagem, Mitraud acenou a quem o procurou que, se for convidado, participará de todas as fases do processo seletivo. A reação da maioria dos mandatários presentes à notícia foi de grande entusiasmo com a possibilidade de sua participação, sentimento ora corroborado por todos os mandatários que firmam esta carta.

Declaramos, portanto, apoio à participação de Tiago Mitraud no processo seletivo à presidência da República pelo Partido Novo pois entendemos que o deputado que, por duas vezes, foi eleito o melhor parlamentar do Brasil pelo Ranking dos Políticos, reúne as qualificações necessárias para bem representar os filiados do Novo e os brasileiros que desejam tão ardentemente uma terceira via qualificada em 2022. Tiago formou-se em Administração pela UFPR como melhor aluno da turma, concluiu o Programa de Desenvolvimento de Lideranças da Harvard Business School e foi presidente de uma das mais conhecidas instituições de desenvolvimento educacional do país, o que demonstra seu grande preparo acadêmico e profissional.

Acrescentamos ainda que o deputado Tiago Mitraud tem declarado sua intenção por não concorrer à reeleição como deputado federal, motivo ainda maior, no nosso entendimento, para que Partido considere fortemente a possibilidade de tê-lo como um possível representante nosso como candidato ao Executivo Federal. Com o exemplo e capacidade de Tiago Mitraud, que tem reconhecida abertura ao diálogo e busca por convergência, veremos ampliados significativamente nossos esforços em atingir os objetivos do Novo em ampliar nossa presença nos Legislativos bem como o de oferecer uma opção excelente como terceira via para a Presidência da República.

Por fim, entendemos salutar que o processo seletivo à Presidência da República do Partido Novo, assim como para os demais cargos eletivos, seja amplamente divulgado e facilmente acessível para todos aqueles que preencham os pré-requisitos. A participação já confirmada no processo seletivo como pré-candidato de um dos fundadores do Novo e candidato à presidência nas eleições de 2018, João Amoêdo, qualifica muito o debate. Para que a Convenção Nacional possa decidir com tranquilidade por uma candidatura que una o partido e bem represente nossos valores nessa travessia, é importante que se estimule a pluralidade de opções e o amplo debate interno sobre as opções disponíveis, sempre reforçando nosso firme compromisso com os princípios e valores do partido Novo e com nossa visão de longo prazo.

Assinam, em 3 de junho de 2021, os seguintes mandatários do partido Novo:

1. Adriana Balthazar, deputada estadual/RJ
2. Adriana Ventura, deputado federal/SP
3. Adriano Silva, prefeito de Joinville/SC
4. Alexandre Freitas, deputado estadual/RJ
5. Alexis Fonteyne, deputado federal/SP
6. Alison Julio, vereador de Joinville/SC
7. Amália Tortato, vereadora de Curitiba/PR
8. André Rodini, vereador de Ribeirão Preto/SP
9. Braulio Lara, vereador de Belo Horizonte/MG
10. Bruno Souza, deputado estadual/SC
11. Cryslan de Moraes, vereador de São José/SC
12. Erico Vinicius, vereador de Joinville/SC
13. Fabio Ostermann, deputado estadual/RS
14. Felipe Camozzato, vereador de Porto Alegre/RS
15. Fernanda Elisa Altoé, vereadora de Belo Horizonte/MG
16. Gilson Marques, deputado federal/SC
17. Giuseppe Riesgo, deputado estadual/RS
18. Guilherme da Cunha, deputado estadual/MG
19. Indiara Barbosa, vereadora de Curitiba/PR
20. Jonas Dalagna, vereador de Canoas/RS
21. Julia Lucy, deputada distrital/DF
22. Kleber Silva, vereador em Poços de Caldas/MG
23. Laura Serrano, deputada estadual/MG
24. Leonel Garibaldi, vereador de Santa Cruz do Sul/RS
25. Lucas Gonzalez, deputado federal/MG
26. Lucas Gotardo, vereador de Balneário Camboriú/SC
27. Manu Vieira, vereadora de Florianópolis/SC
28. Marcel van Hattem, deputado federal/RS
29. Marcela Trópia, vereadora de Belo Horizonte/MG
30. Mari Pimentel, vereadora de Porto Alegre/RS
31. Maurício Marcon, vereador de Caxias do Sul/RS
32. Mauricio Scalco, vereador de Caxias do Sul/RS
33. Mari Pimentel, vereadora de Porto Alegre, RS
34. Neto Petters, vereador de Joinville/SC
35. Paulo Ganime, deputado federal/RJ
36. Rejane Gambin, vice-prefeita de Joinville/SC
37. Rodrigo Livramento, vereador de Jaraguá do Sul/SC
38. Romeu Zema, governador de Minas Gerais
39. Sirley Schappo, vereadora de Jaraguá do Sul/SC
40. Thai Spinello, vereadora de São Caetano do Sul/SP
41. Tuca Emmanuel dos Santos, vereador de Joinville/SC

Em virtude do feriado de Corpus Christi e do exíguo tempo para coleta de assinaturas, a lista permanece aberta para apoio dos mandatários que não conseguiram ser contatados ao longo das últimas horas.

+ Leia também: “João Amoêdo, a escolha certa” (Por Pedro Duarte)

Leia também:  NOVO realiza encontro estadual no RJ neste sábado (16)

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?