
Os movimentos Nas Ruas e Vem Pra Rua convocaram para o próximo domingo (3) protestos em todo o país contra o fim da prisão em segunda instância. Originalmente, a intenção das organizações era marcar manifestações para o domingo subsequente, dia 10. [1][2]
Nas redes sociais, parte dos internautas questionou a data. É que também será realizado o exame do ENEM no mesmo dia.
A deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP), fundadora do Nas Ruas, que é um dos movimentos populares pioneiros de combate à corrupção, afirmou que estar presente nas manifestações “é um compromisso com o Brasil”.
Ela também justificou a antecipação dos protestos pois o julgamento do Supremo Tribunal Federal deve ser concluído “no dia 6 ou 7 de novembro”, sugerindo que os atos podem pressionar a corte a mudar o entendimento e evitar a medida que pode libertar presos famosos, como Luiz Inácio Lula da Silva e Eduardo Cunha.
Até a publicação desta matéria, o Movimento Brasil Livre não havia se manifestado a respeito dos atos em suas redes sociais.
— NasRuas (@NAS_RUAS) October 26, 2019
+ ‘Esperança é que Luiz Fux peça vistas do processo e interrompa julgamento’
EDITADO no dia 27/10 às 14h46: o Nas Ruas e o Vem Pra Rua comunicaram, posteriormente, o adiamento das manifestações para o dia 9/11 (sábado) em virtude do dia dos finados e da prova do ENEM.
URGENTE! Manifestação adiada para dia 9 de novembro. pic.twitter.com/YuPBahAipv
— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) October 26, 2019
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.