fbpx

Kim Kataguiri e Bolsonaro trocam farpas no Twitter: ‘manda me prender’

Presidente Jair Bolsonaro acusou de 'fake news' denúncia publicada pelo deputado federal Kim Kataguiri e citou veto derrubado na Câmara defendido pelo parlamentar como capaz de prender quem faz notícias falsas
Foto: Divulgação Câmara e Agência Brasil
Foto: Reprodução

O clima esquentou de vez entre a família Bolsonaro e o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP), do MBL. Após troca de acusações e um duro discurso na Câmara contra Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) e o governo, até o presidente Jair Bolsonaro se envolveu na polêmica neste sábado (31).

A confusão recomeçou no início da tarde, quando o parlamentar do MBL afirmou que o presidente era “muito mais mesquinho do que imaginava”.

Segundo Kim, com base em documento do Ministério da Economia, apesar de sua emenda que barra o Fundão Eleitoral ter sido aprovada na Câmara, Jair Bolsonaro teria enviado um orçamento de 2020 incluindo o aumento do fundão eleitoral, com valor estimado para R$ 2,5 bilhões. [1]

Na noite deste sábado (31), o presidente Jair Bolsonaro, sem citar diretamente Kim, respondeu a acusação nas redes sociais afirmando que o respectivo valor “apenas cumpriu a determinação (fundamentada em lei) da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber” e que, portanto, tratava-se de uma fake news.

Em anexo, o presidente publicou um ofício, datado de julho de 2019, em que Weber pede ao ministro Paulo Guedes a inclusão no orçamento do Fundo Especial para Financiamento de Campanha de 2020 de R$ 1,2 bilhão para “compensação fiscal para as emissoras pela divulgação de propaganda partidária” de 2018.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

[wp_ad_camp_1]

Na mensagem publicada pelo presidente, ele ressaltou ainda que fake news seria “passível de até oito anos de cadeia (após veto derrubado pelo Congresso)”, o que pareceu uma indireta à confusão entre Eduardo Bolsonaro e Kataguiri no início da semana.

No início da semana, o deputado do MBL foi favorável à derrubada de um veto do presidente em um projeto que previa a denunciação caluniosa com fins eleitorais, punição que Kim defende que exista. Nas redes, Eduardo Bolsonaro interpretou que a medida defendida pelo parlamentar do MBL “vai calar exatamente aqueles que não divulgam fake news” e que Kim viabilizou esse instrumento.

Kim, por outro lado, tem explicado que o que defende não tem a ver com a criminalização de quem espalha notícias falsas despropositadamente, mas apenas para quem o faz conscientemente e visando tirar proveito eleitoral. Em resposta a Bolsonaro, Kim Kataguiri afirmou que o presidente “sabe que está mentindo” e o desafiou a prendê-lo.

Leia também:  Contra Lula, Netanyahu convida Bolsonaro e Tarcísio para visitar Israel

“Se o senhor diz que é verdade [que fake news dá prisão], então manda me prender com base na lei da denunciação caluniosa. Crime em flagrante. Duvido. Não vai mandar porque sabe que está mentindo. Cinismo”, disse.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?