fbpx

Página no Facebook satiriza João Amoêdo como anarcocapitalista

Nem todos os internautas, porém, viram graça na brincadeira e até a página do Partido Novo manifestou-se na rede social para que a sátira seja interrompida 'pois está confundindo as pessoas'
Foto: Reprodução/Facebook

Compartilhe

Foto: Reprodução/Facebook

O humor sempre fez parte da comunicação política e a “vítima” da vez é João Amoêdo. Um dos pré-candidatos à presidência da República mais populares do movimento liberal, Amoêdo – costumeiramente moderado – ganhou sua versão anarcocapitalista no Facebook. [1]

A página “O João Amoêdo é Ancap e eu posso provar”, criada no final de junho, satiriza as citações que a equipe do pré-candidato costuma publicar em suas mídias sociais. Com artes parecidas, são trocadas apenas as frases, dando um verniz de radicalismo ao sempre calmo Amoêdo.

Em uma das imagens, por exemplo, “Amoêdo” diz que seu primeiro ato como presidente será perdoar os crimes de Dâniel Fraga, famoso anarcocapitalista do YouTube que não está sendo localizado pela Justiça. [2]

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

Em outro post, a versão satirizada de Amoêdo diz que “o estado é uma instituição dirigida por gangues de assassinos, saqueadores e ladrões, cercada de carrascos, propagandistas, bajuladores, bandidos, mentirosos, palhaços, charlatões e idiotas úteis”. [3]

Entre outras brincadeiras, está uma montagem onde Amoêdo aparece vestindo uma camisa com a estampa “Foda-se o Estado” [4], uma citação satírica onde Amoêdo falaria que “a receita federal se resume a um conjunto de ladrões engravatados” [5] e até um tweet fictício.

Nele, a versão “ancap” do presidenciável pediria a “legalização de todas as drogas” e a “legalização do aborto a qualquer tempo” – medidas que, na prática, Amoêdo não endossa. Em entrevista ao Boletim da Liberdade em janeiro, Amoêdo defendeu que a legislação do aborto continuasse como a atual e apenas aceitou discutir a descriminalização do pequeno porte de maconha.

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

[wp_ad_camp_1]

Nem todos viram graça

Nem todos os apoiadores de João Amoêdo, porém, viram graça na página. A própria página do partido dirigiu-se ao “João Amoêdo Ancap” e pediu, “por favor”, para “não continuar com esse tipo de postagem”.

“Esse tipo de postagem está comprovadamente prejudicando o pré-candidato. Estamos aguardando uma providência pelos responsáveis por essa página”, disse a fanpage do NOVO.

Foto: Reprodução/Facebook

Apoiadores da legenda também têm denunciado à página ao Facebook e acusando-a de fazer “fake news”. Há apoiadores do NOVO, no entanto, que discordam da conduta de censurar ou denunciar a página e levam na esportiva a sátira.

“Eu sou filiado e acho este post do partido uma palhaçada”, comentou um dos internautas em referência ao pedido do partido. Felippe Hermes, editor do popular site Spotniks, também manifestou-se no post da legenda e criticou a iniciativa. “Post mais vergonha alheia que já em vi em todos esses anos de internet”.

Leia também:  NOVO pede e Lira encaminha cassação de Glauber Braga ao Conselho de Ética

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?