fbpx

Panorama #22 – Candidatura de Arthur do Val, o ‘Mamãe Falei’, já é discutida com partidos

Compartilhe

A expulsão do deputado estadual Arthur do Val do DEM no final de novembro ajudou, e muito, os planos do youtuber para formalizar uma candidatura própria à Prefeitura de São Paulo. Conhecido pelo canal “Mamãe Falei’ e por ser um dos principais rostos do MBL, Arthur e o núcleo duro do movimento já mantêm conversas com lideranças de outros partidos nesse sentido.

A estratégia do MBL em São Paulo – 2

Dos diálogos mais expressivos até aqui, segundo apuração do Boletim da Liberdade, foram os mantidos com o Podemos e com o Patriota. A ideia é que uma dessas siglas não apenas acolha a candidatura de Arthur, como também ofereça espaços na nominata de vereadores para que o MBL lance mais nomes para a Câmara Municipal paulistana.

A estratégia do MBL em São Paulo – 3

Cabe ressaltar que, a partir das eleições de 2020, estarão proibidas coligações na disputa às eleições proporcionais (vereadores e deputados). Com isso, há certa tendência de que os partidos apostem em candidatos à majoritária fortes que ajudem a ampliar a quantidade de votos nas disputas para o legislativo.

A estratégia do MBL em São Paulo – 4

Ainda em São Paulo, o vereador Fernando Holiday (DEM/SP), primeira liderança nacional do movimento a obter um cargo político, em 2016, já teria batido o martelo para tentar a reeleição. Outros nomes que o movimento cogita lançar na disputa da capital paulista são o do advogado Rubinho Nunes e do ativista Renato Batista.

Sem candidato

Já no Rio de Janeiro, a entidade segue sem nome na disputa a vereador. Como noticiado pelo Boletim da Liberdade em novembro, o popular Gabriel Monteiro deixou a entidade após queixar-se do “MBL 3.0”. Ao mesmo tempo, tem se aproximado de grupos de apoios e de parlamentares ligados a Jair Bolsonaro. Pessoas ligadas ao MBL local também teriam seguido Monteiro e deixado a entidade. Já Leandro Lyra, que foi eleito pelo NOVO, também está firme e forte ao lado do bolsonarismo e nem parece, ao menos na comunicação, ter sido eleito pela sigla de João Amoêdo.

Liberal mas não libertário

Salim Mattar, secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, foi o convidado para o último evento do Pense NOVO, organizado para as equipes dos parlamentares do partido na Câmara dos Deputados. Em seu discurso, o empresário que hoje está no governo ressaltou ser liberal e não aceitar fazer concessões, mas negou ser libertário como Helio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil.

PT x PT

Na última reunião da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o PT decidiu obstruir a pauta por não concordar com ela. Ao todo, foram duas horas de enrolação. Ocorre que, nesse mesmo tempo, deveria ter começado a reunião da Comissão de Legislação Participativa que… vem a ser presidida pelo próprio PT. Devido ao novo atraso, surgiram reclamações de deputados da sigla sobre o atraso sem razão. Parece piada.

RenovaBR

O advogado Maurício Martins, vice-presidente do Instituto Liberal, tem sido criticado por grupos políticos de direita por ter participado do RenovaBR. Nas redes, ele esclarece que “o RenovaBR é um curso, uma escola” e “criticar um aluno de direita por estar estudando, ocupando espaço e enfrentando internamente a esquerda é uma falta de compreensão sobre um projeto que conversa com todos”. Em tempo: Maurício rompeu politicamente com o deputado federal Carlos Jordy (PSL/RJ) e deixou a executiva do PSL em Niterói, no Rio de Janeiro, junto com aliados próximos. Ele desejava ser candidato a prefeito. A cidade deve ter, no entanto, pelo menos uma candidata alinhada a valores liberais: trata-se de Juliana Benício, aprovada no processo seletivo do NOVO.

Candidaturas avulsas – 1

Na última segunda-feira (9), ocorreu no Supremo Tribunal Federal a audiência pública que debateu a possibilidade de candidaturas avulsas no Brasil. O advogado Rodrigo Mezzomo, que impetrou com a ação que agora terá repercussão geral, afirmou à coluna que a audiência “ocorreu dentro do esperado”, destacou as falas de Janaína Paschoal (PSL/SP) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL/SP) no encontro e lamentou a posição da OAB na audiência, que criticou as candidaturas independentes. Mezzomo também considerou positivo o fato de a Procuradoria Geral da República ter mantido posição “firme e forte” na defesa da legalidade dessa possibilidade.

Candidaturas avulsas – 2

Sobre o julgamento, Mezzomo compreende o que mais provável é que venha a ser marcada no final de 2020 ou no início de 2021, pressupondo que o ministro-relator, Luís Roberto Barroso, redija o seu voto e entregue o relatório entre março e abril. Dependendo de quando viesse ser marcada, a composição da corte pode mudar e Dias Toffoli, hoje presidente da corte e voto de minerva, deixaria o posto. Com a saída de Celso de Mello (no final de 2020) seria de fundamental importância que o novo indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro viesse a ser favorável à tese da candidatura independente. O julgamento, avalia Mezzomo, será apertado.

Jovens democráticos – 1

O presidente nacional da juventude do DEM, o cientista político Bruno Kazuhiro, de 31 anos, foi eleito neste domingo (15) presidente da IYDU (International Young Democrat Union, ou União Internacional de Jovens Democráticos). Trata-se de uma entidade ligada a juventudes partidárias de siglas de centro e centro-direita de todo o mundo. Kazuhiro será o primeiro brasileiro a dirigir o grupo. Desde novembro, ele é também secretário do controverso governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

Jovens democráticos – 2

Entre as agremiações jovens que constitutem a IYDU, está a College Republican National Committee, ligada ao Partido Republicano dos Estados Unidos;  a juventude da União Democrata-Cristã (CDU), partido da Alemanha; e a juventude do Likud, partido israelense do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Curiosamente, apenas a Juventude Democratas representa o Brasil na entidade.

Reforma Administrativa

Na próxima terça feira (17), às 14h, ocorrerá na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma reunião da Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública, organizada pelo deputado Hugo Leal (PSD/RJ), onde será debatida a importância da reforma administrativa no Brasil. O encontro contará com especialistas do BID e autoridades ligadas ao Ministério da Economia, entre eles o secretário Paulo Uebel.

Prêmio Boletim da Liberdade

Faltam menos de 48 horas para o fim da votação do III Prêmio Boletim da Liberdade. São três finalistas para cada uma das três modalidades em disputa: Personalidade do Ano, Parlamentar do Ano e Organização do Ano. Têm direito a voto os assinantes até o dia 17 de dezembro. Saiba mais sobre o Prêmio e conheça os finalistas clicando aqui.  Se desejar participar do júri, assine o Boletim da Liberdade e também ajude essa coluna.

WhatsApp

Lotou o sexto grupo exclusivo do Boletim no WhatsApp. Foi criado o sétimo grupo, mas as vagas são limitadas. Clique aqui para participar. Em média, são enviadas de duas a três publicações por semana, sendo a coluna Panorama uma delas.


Fotos: (1) Arthur do Val na ALESP (Foto: Divulgação/ALESP); (2) Salim Mattar (Foto: Reprodução/Veja.com); (3) Bruno Kazuhiro (Foto: Reprodução/Facebook)

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?