fbpx

Luís Roberto Barroso é o novo presidente do STF

O ministro fez um agradecimento à ex-presidente Dilma Roussef pela sua indicação ao Supremo
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Compartilhe

Com a segurança reforçada, o Supremo Tribunal Federal (STF) foi palco da cerimônia de posse ao ministro Luís Roberto Barroso como Presidente do STF e Edson Fachin como vice. O ministro também passará a ser presidente do Conselho Nacional de Justiça.

Participaram da cerimônia os três poderes da República. Em primeiro lugar, o presidente Lula, os presidentes da Câmara e Senado. Além de ex-ministros do STF, bem como representantes da magistratura, Ministério Público e OAB.

A ministra Rosa Weber, que deixa o cargo de presidente, abriu a sessão. O hino nacional foi entoado pela cantora Maria Betânia. Devido a uma cirurgia que fará nos próximos dias, o presidente Lula permaneceu de máscara todo o tempo. Após a leitura do termo de posse, Barroso e Fachin tomaram posse sob o aplauso dos convidados.

Leia também:  A credibilidade do STF na lata do lixo: o caso Twitter Files

Em seu discurso o decano Gilmar Mendes disse que a posse é “o símbolo da continuidade”. Do mesmo modo, o ministro ainda citou os ataques que os ministros sofrem por parte de alguns civis e o ataque à sede no dia 08 de janeiro. Barroso agradeceu a ex-presidente Dilma Roussef pela sua indicação ao Supremo. Barroso fez uma retrospectiva da sua trajetória acadêmica e fez um agradecimento especial aos seus professores.

“Assegurar educação de qualidade, educação para todos”, foi o recado que o recém empossado deixou aos ouvintes e garantiu também celeridade processual e garantias civis.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?