fbpx

Lula diz que quer priorizar empresas brasileiras em acordo com UE

O petista discorda que empresas tenham as mesmas chances das que estão no bloco oposto ao participarem de licitações
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que precisam ser revistas as regras para compras governamentais de países que aderirem ao acordo entre Mercosul e União Europeia durante discurso para empresários latino-americanos e europeus, nesta segunda-feira (17), em Bruxelas, na Bélgica.

Leia também: Rio proíbe venda de alimentos ultraprocessados em escolas municipais e privadas

O acordo prevê que empresas de um bloco tenham as mesmas chances das que estão no bloco oposto ao participarem de licitações. Lula discorda do trecho e quer priorizar negócios locais para “valorizar a indústria local”.

O fórum com empresários acontece algumas horas antes da cúpula que reunirá cerca de 60 países da União Europeia e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que retorna após oito anos.

Meio ambiente, novo PAC, retomada da economia e integração regional foram alguns dos temas tratados pelo Brasil no encontro.

Negociação de anos

O acordo Mercosul-UE, negociado desde 1999, está em fase de revisão e é tido como a principal missão do Brasil na viagem. Lula disse ainda que quer um acordo que preserve a capacidade das partes de “responder aos desafios presentes e futuros”.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?