fbpx

Duarte será relator da Comissão pelo Desenvolvimento do Galeão

A comissão está prevista para agosto e vai promover audiência pública para ouvir especialistas e a população
Foto: Divulgação/RIOgaleão
Foto: Divulgação/RIOgaleão

Compartilhe

O vereador Pedro Duarte (NOVO/RJ) será o relator da Comissão de Representação pelo Desenvolvimento do Galeão, que vai propor soluções para tentar resolver a crise dos aeroportos no Rio de Janeiro.

“Sabendo da relevância desse debate para a nossa cidade, topei o desafio de ser o relator da Comissão. […] É preciso recuperar e fortalecer o Galeão, mas sem esquecer o importante papel que o SDU tem para a nossa cidade”, comentou Duarte.

A Comissão pelo Desenvolvimento do Galeão, instalada na Câmara Municipal, está prevista para agosto e vai promover audiência pública para ouvir especialistas e a população.

Atualmente, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, opera com apenas 6% de sua capacidade, gerando prejuízos ao município; enquanto o Santos Dumont está operando no limite de sua capacidade.

De acordo com a Firjan, o desequilíbrio entre os aeroportos gerou prejuízos de cerca de R$ 4 bilhões anuais à cidade.

Após reunião com Lula, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que o Santos Dumont ficará restrito a voos de Congonhas, em São Paulo, e Brasília.

De acordo com Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos, a transferência dos voos do Santos Dumont para o Galeão ocorrerá de forma gradual a partir de outubro.

Com a manobra, a Infraero, responsável por administrar os aeroportos brasileiros, espera reduzir o número de passageiros no aeroporto para 9 milhões por ano.

Insegurança pública pode atrapalhar

A estratégia, no entanto, pode não ser suficiente. Isso porque a Linha Vermelha, uma das principais vias de acesso ao Galeão, sofre com a insegurança da cidade.

Motoristas tentam evitar a via expressa, sempre que podem. Confrontos entre a polícia e criminosos do Complexo da Maré são frequentes na região, pondo em risco a vida de quem trafega por ali.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?