fbpx

Eduardo Leite critica princípios do arcabouço fiscal de Haddad

Leite falou sobre a importância de regras fiscais para pressionar o governo a gastar menos e evitar premiar o aumento de receita
Reprodução/Fórum da Liberdade
Reprodução/Fórum da Liberdade

Compartilhe

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, discursou no Fórum da Liberdade em painel com o governador mineiro Romeu Zema. Em primeiro lugar, Leite falou sobre a importância de regras fiscais para pressionar o governo a gastar menos e analisar a qualidade dos gastos. Destacou ainda importância de impor escolhas para o governo e evitar premiar o aumento da receita sem avaliar a qualidade do gasto. Sem citar a proposta de arcabouço fiscal apresentada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a fala soou como uma indireta à proposta feita pelo governo petista.

O governador gaúcho trouxe à tona que é fundamental analisar a efetividade das políticas públicas. Além de evitar gastos mal direcionados que afetam negativamente a economia e a sociedade. Para ele, um grande problema é a complexidade da administração pública e como os governantes precisam lidar com diversos interesses, demandas de servidores públicos, grupos econômicos e sociedade.

Impostos e tributos

Durante o painel no Fórum da Liberdade, Eduardo Leite ressaltou a importância de uma regra fiscal que estabeleça a obrigatoriedade da escolha ao governante e evite colocar a conta para aqueles que não se mobilizam. Ao mesmo tempo, ele destacou que a sociedade como um todo acaba pagando a conta quando não há uma análise adequada dos gastos públicos.

Em seguida, o governador tucano alertou o público sobre necessidade de simplificar o sistema tributário, evitando regimes especiais e benefícios específicos para setores que geram uma bagunça na organização desse sistema contábil. Dessa forma, é necessária uma legislação ambiental adequada, que leve em conta as particularidades de cada região.

O evento

O Fórum da Liberdade continua nesta sexta-feira (14), na PUCRS. O evento reúne anualmente empresários, líderes políticos e pensadores liberais para discutir os rumos do país e as perspectivas para a economia brasileira. O evento ocorre desde 1988 e é considerado um dos mais importantes do país.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?