fbpx

Com Zema e Leite, Fórum da Liberdade reúne 4 mil pessoas

Quem abriu o dia de debates nesta quinta-feira foi o padre católico Robert Sirico. Ele descreveu passagens da Bíblia para ilustrar ideias liberais, como a defesa da propriedade privada.
Reprodução/Fórum da Liberdade
Reprodução/Fórum da Liberdade

Compartilhe

No primeiro dia do Fórum da Liberdade, o evento reuniu mais de 4 mil pessoas. A apresentação que atraiu o maior número de participantes dentro do auditório principal teve cunho político. O painel trouxe Romeu Zema, governador de Minas Gerais (NOVO) e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul (PSDB). Enquanto o governador mineiro contou vitórias de sua trajetória na vida pública e recebeu aplausos, Leite em muitas vezes recebeu vaias. Isso porque, durante a pandemia, o governador gaúcho sofreu muitas críticas por ter sido a favor do lockdown.

Entre os políticos presentes no evento estavam os deputados estaduais do Rio Grande do Sul, Felipe Camozzato (NOVO), Guilherme Pasin (PP) E Marcus Vinicius (PP). Bem como o deputado estadual Matheus Cadorin (NOVO/SC), o ex-deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ), e o ex-deputado estadual Fabio Ostermann (NOVO/RS).

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

Prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas

A jornalista Leda Nagle recebeu o Prêmio Liberdade de Imprensa. Ela não pôde comparecer por questões de saúde, mas discursou virtualmente. “Neste momento, a liberdade de imprensa está muito comprometida. Fui ser jornalista por acreditar que poderia mudar o mundo. O jornalismo está opinativo demais e em uma direção só, e eu achava que deveria ser muito mais plural”, criticou.

Flávio Augusto da Silva recebeu o Prêmio Libertas, conferido a empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios da economia de mercado e pelo respeito ao Estado Democrático de Direito. “Falar de desejos me leva a falar de ambição. Uma palavrinha demonizada por alguns. E essa palavra é frequentemente confundida com ganância. Já pessoas que têm ambição são pessoas que têm sonhos. O mundo que conhecemos é resultado de pessoas ambiciosas”, defendeu.

Leia também:  Instituto de Estudos Empresariais é homenageado pela Assembleia Legislativa

O padre liberal

Quem abriu o dia de debates nesta quinta-feira foi o padre católico Robert Sirico. Ele descreveu passagens da Bíblia para ilustrar ideias liberais, como a defesa da propriedade privada. “Se você não tem propriedade, não tem liberdade”, afirmou. Sirico lembrou de sua vida de jovem, na Igreja, quando entrou em contato com a ideologia socialista e, ao buscar mais informações, passou a contestar esses dogmas. Dessa forma, o estudo o levou a entender que o liberalismo teria mais a ver com a proposta cristã.”Comecei a ler de forma sistemática. Estudei história, filosofia, economia. O melhor do cristianismo é quando ele tenta tirar poder do Estado”, disse.

Programação

Nesta sexta-feira (14), o evento recomeça às 9h, com programação até as 21h em três palcos simultâneos, além de uma agenda com sessões de autógrafos. O evento receberá ainda o deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO/RS), bem como personalidades importantes do meio liberal como Hélio Beltrão, Fernando Ulrich, Antonella Marty e representantes de movimentos estudantis.

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?