fbpx

Irmão de Ciro, Cid Gomes propõe vacina obrigatória

Senador pelo PDT do Ceará, Cid Gomes avaliou que há "movimento antivacina" e que instrumento pode "salvar vidas"
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Compartilhe

O senador Cid Gomes (PDT/CE), irmão do pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, apresentou na última sexta-feira (11) um projeto de lei (PL 228/2022) para alterar o Programa Nacional de Imunizações (Lei 6.259/1975) e estabelecer que as vacinas “destinadas ao controle de epidemias e pandemias são de caráter obrigatório”. [1][2]

A exceção, de acordo com o texto proposto, seriam as “contraindicações por razões médicas”.

O texto também quer alterar uma lei de 1977 que estabelece “infrações à legislação sanitária federal” (Lei 6.437/1977), prevendo que o descumprimento de exigência de vacinação obrigatória possa gerar “advertência e/ou multa”. [3]

Na justificativa, o parlamentar afirma que “em determinadas circunstâncias, a interferência na liberdade individual pode ser justificada em prol de um objetivo maior, como é a proteção da saúde pública”.

Na avaliação de Cid Gomes, “a situação atual […] exige medidas adicionais” porque haveria um “movimento antivacina, que contraria a ciência e ameaça a saúde da população no Brasil e no mundo, sendo que aqui, especialmente, isso ainda é reforçado por posturas canhestras de determinadas autoridades e pessoas públicas”.

“Assim, é necessário agir, ainda que com moderação, ponderando a aplicação de determinadas medidas coercitivas. É o caso da imposição de multas aos que recusam a vacinação, sem que existam razões médicas que justifiquem esse ato. […] Com isso, poderemos salvar vidas”, pontuou.

A medida, como se sabe, encontra polêmica e controvérsia no meio liberal e também no meio científico. Há quem afirme que a compulsoriedade da vacinação possa ampliar a rejeição ao imunizante. Conservadores, de modo geral, estão entre os mais críticos à política de imunização obrigatória.

Leia a íntegra do projeto clicando aqui.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?