fbpx

Organização Mundial de Saúde declara ser contra obrigatoriedade da vacinação

Tema volta à mesa na medida que começam, pelo mundo, as vacinações contra a Covid-19: no Brasil, espera pela aprovação da vacina e dúvidas sobre quando começará o processo gera apreensão em meio à 2ª onda
Foto: ICTQ

Compartilhe

O polêmico tema da vacinação obrigatória chegou a dividir autodeclarados liberais e ganhou, em outubro, o apoio de João Doria e a oposição veemente do presidente Jair Bolsonaro. Curiosamente, no entanto, uma orientação contra a medida veio nesta semana justamente da própria Organização Mundial da Saúde. [1]

Na última segunda-feira (7), a entidade ligada à ONU reforçou que o caminho para a vacinação deve ser “campanhas de conscientização” e ressaltou que impor o imunizante pode não surtir efeito desejado.

[wp_ad_camp_1]

“Precisamos trazer as pessoas nessa jornada, conversar, convencer e dialogar”, afirmou Michael Ryan, diretor de emergências da OMS, ressaltando que a entidade está “preparada para apresentar os dados e os benefícios da vacina”.

Um dos argumentos utilizados pelos especialistas da entidade é que a obrigatoriedade costuma causar rejeição e não retornar, na prática, em altas taxas de imunização, que é o objetivo central do grupo. [2]

Tema controverso

Como noticiado pelo Boletim da Liberdade, dentre os nomes e grupos alinhados a valores liberais que não fizeram oposição à possibilidade de vacina obrigatória estiveram João Amoêdo, fundador do NOVO; o deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP), ligado ao MBL, e o movimento Livres.

Por outro lado, nomes como Roberto Rachewsky, um dos fundadores do Instituto de Estudos Empresariais (IEE); o deputado Paulo Ganime (NOVO/RJ), líder do NOVO na Câmara dos Deputados, e seu colega Gilson Marques (NOVO/SC) se posicionaram, desde o início, contra a medida.

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, por sua vez, a Procuradoria-Geral da República afirmou que não era, em princípio, inválida a obrigatoriedade da vacinação – mas criticou medidas que forçassem fisicamente o indivíduo à medida.

Leia mais:

+ Doria afirma que, caso aprovada, vacina chinesa será obrigatória em SP

+ ‘Impressionado com liberais testando positivo para o autoritarismo’, diz Roberto Rachewsky sobre vacinas

+ Bolsonaro afirma que governadores não têm autoridade para obrigar vacinação

+ Previsão de vacinação obrigatória não é inválida, defende Augusto Aras

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?