fbpx
PUBLICIDADE

Após longa espera, Alcolumbre pauta sabatina de André Mendonça

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, Davi Alcolumbre, do DEM, enfim pauta sabatina no chamado "esforço concentrado" da Casa para aprovar nomes pendentes
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

Pressionado até por colegas de oposição, o senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) pautou nesta quarta-feira (24), enfim, a sabatina para o indicado do presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal, André Mendonça. [1]

PUBLICIDADE

A previsão é que a reunião, que ocorrerá na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, de onde Alcolumbre é presidente, aconteça já na próxima semana dentro do chamado “esforço concentrado” da Casa em apreciar as indicações do presidente.

Até a hora da publicação desta matéria, os senadores discutiam o dia mais adequado para o evento.

PUBLICIDADE

A demora para pautar a indicação de Mendonça tem sido atribuída, ao longo dos últimos meses, à oposição do parlamentar ao nome.

Como funciona

Nas sabatinas da CCJ, geralmente o indicado à Corte é questionado pelos senadores sobre um amplo conjunto de temas, que podem ir, por exemplo, do currículo, atuação profissional a até como seria sua atuação no Supremo Tribunal Federal. Há a expectativa de que a indicação de André Mendonça seja a mais demorada de todas.

Leia também:  Vídeo mostra comemoração de bastidor da aprovação de Mendonça

Após a reunião, a CCJ elabora um parecer sobre a indicação que é enviada ao Plenário do Senado. A aprovação ou reprovação do parecer que indica ou não a nomeação é feita por maioria simples, bastando o apoio de 41 senadores (ao todo, a casa tem 81).

De acordo com o informado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a expectativa é que haja uma votação apertada e cujo resultado é “imprevisível”. [2]

Compartilhe essa notícia:

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

MARCAS APOIADORAS

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Você tem certeza que deseja cancelar sua assinatura?