fbpx
PUBLICIDADE

Bolsonaro reúne multidão e ameaça desobedecer STF em discurso inédito

Presidente fez um dos mais duros discursos de sua presidência e afrontou diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator do inquérito das fake news
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta terça-feira (7) em frente a centenas de milhares de manifestantes na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), que não cumprirá mais decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.  [1]

PUBLICIDADE

Em duro e histórico discurso, em que foi efusivamente aplaudido pelos presentes, Bolsonaro pediu liberdade para o que chamou de presos políticos e o fim da censura e da perseguição aos conservadores.

“Ou esse ministro se enquadra, ou ele pede para sair. Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas, turve a nossa democracia e ameace a nossa liberdade”, reclamou.

PUBLICIDADE

Mais cedo, em Brasília (DF), Bolsonaro havia afirmado que “ou o chefe desse poder [Judiciário] enquadra o seu [ministro] ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”, o que foi interpretado como uma ameaça golpista. [2]

Leia também:  Jair Bolsonaro comenta em conferência o conceito de 'Poder Moderador'

Ao todo, as manifestações reuniram centenas de milhares de pessoas em todo país, com especial destaque para a capital federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Tanto em São Paulo quanto em outras localidades, foram frequentes os gritos de “eu autorizo” – expressão que também é interpretada como tendo um viés antidemocrático, como uma sugestão para que o presidente pudesse intervir em outro poder.

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama