fbpx

Filipe Martins perde atribuições na Presidência da República

Decreto publicado no Diário Oficial prevê que um conjunto de atribuições que antes cabiam à assessoria especial do presidente passaram para a nova Secretaria de Assuntos Estratégicos
Filipe G. Martins ao lado de Olavo de Carvalho (à direita) (Foto: Reprodução)

Compartilhe

Filipe G. Martins ao lado de Olavo de Carvalho (à direita) (Foto: Reprodução)

O internacionalista conservador Filipe G. Martins, assessor especial para assuntos internacionais do presidente Jair Bolsonaro e um dos principais conselheiros da chamada “ala ideológica” que contorna o presidente, perdeu poderes no Palácio do Planalto. [1]

Por meio de decreto publicado no próprio Diário Oficial nesta sexta-feira (14), um conjunto de atribuições antes destinadas ao sorocabano, apelidado de “Sorocabannon” por seus adversários, foi passada para a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, que será comandada pelo almirante Flávio Augusto Vianna Rocha.

[wp_ad_camp_1]

Dentre os assuntos que antes cabiam à Martins e agora mudaram de mãos, estão “assistir direta e imediatamente o presidente no desempenho de suas atribuições”, “assistir o presidente na preparação de material de informação e de apoio”, “preparar a correspondência do presidente com autoridades e personalidades estrangeiras”, além de “participar da preparação e da execução das viagens internacionais do presidente”.

Na avaliação de analistas, acrescida à nova composição ministerial, há a percepção de que o presidente Jair Bolsonaro está privilegiando a ala militar para seu segundo ano de mandato. Sempre ativo no Twitter, até a publicação desta matéria Martins não havia se manifestado sobre o decreto.

+ Bolsonaro confirma rearranjo ministerial com chegada de general Braga Netto

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?