fbpx

RS: Ostermann quer melhorar critérios de entrega de medalha da ALERS

Medalha Mérito Farroupilha já foi entregue a personalidades como Jean Wyllys e Cesare Battisti, cujos serviços ao Rio Grande do Sul são até agora desconhecidos; Fabio Ostermann é filiado ao Partido Novo
Deputado Fabio Ostermann é ex-diretor do Instituto Liberal (Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS)

Compartilhe

Deputado Fabio Ostermann é ex-diretor do Instituto Liberal (Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS)

Principal comenda da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha foi utilizada, nos últimos anos, para condecorar personalidades controversas – como, por exemplo, o assassino confesso italiano Cesare Battisti. Agora, essa farra pode terminar por iniciativa do deputado estadual gaúcho Fabio Ostermann (NOVO), uma das principais lideranças do movimento liberal no Brasil. [1][2][3]

Em projeto de resolução da última quarta-feira (17), Ostermann sinaliza que as propostas de premiação estão gerando “inúmeras contestações dentre os pares e, inclusive, da própria opinião pública e da mídia” devido ao “cunho nitidamente político-ideológico” das indicações.

[wp_ad_camp_1]

Na justificativa, o parlamentar esclarece que essa não deveria ser a finalidade da honraria e poderia comprometer a homenagem em si, além da “imagem institucional” do parlamento gaúcho. Ao fim, propõe medidas mais duras para a concessão do prêmio.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

Se aprovada, a resolução que Ostermann criará, dentre outras regras, a obrigatoriedade de o parlamentar justificar ao propor um indicado ao prêmio os “serviços prestados ao Estado do Rio Grande do Sul ou ao seu povo”, a limitação de até cinco homenagens “durante o exercício do cargo” e, por fim, o mais importante: só será homenageado quem obtiver a concordância da maioria absoluta dos votos do plenário.

Frente Parlamentar pelo Livre Mercado

No início de abril, Fabio liderou também a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa do Livre Mercado na ALERS. A iniciativa foi inspirada na similar do Congresso Nacional liderada pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP) e aderida por diversos parlamentes de viés liberal, entre os quais os do Partido Novo.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?