fbpx

Igreja Católica é ‘obstáculo’ para o Brasil ser uma sociedade liberal, diz especialista

Professor Antônio Paim é tido pelo novo Ministro da Educação, Ricardo Vélez, como uma das duas inspirações para os projetos de sua gestão; Paim é especialista em liberalismo no Brasil
Em visita ao Brasil, Papa Francisco esteve com Dilma Rousseff e a então senadora Gleise Hoffmann. Na ocasião, lideranças do governo do Brasil (Foto: eprodução/Blog do Esmael)

Compartilhe

Em visita ao Brasil, Papa Francisco esteve com Dilma Rousseff e a senadora Gleise Hoffmann. Na ocasião, lideranças do governo do Brasil (Foto: eprodução/Blog do Esmael)

Citado pelo Ministro da Educação como uma das duas principais referências inspiradoras para os projetos de sua gestão, ao lado apenas de Olavo de Carvalho, o professor Antônio Paim foi tema de uma extensa reportagem da revista Época publicada nesta sexta-feira (10).

Especialista na difusão do ideário liberal no país, sendo autor de diversas obras sobre o assunto, Paim considera que o catolicismo é um elemento da cultura brasileira que acaba atuando contra o pensamento liberal.

[wp_ad_camp_1]

“No Nordeste, havia um dito: ‘Não herdou, não roubou, emerdou’. Isso mostra que o ódio ao lucro e à riqueza é um troço arraigado, profundo, no Brasil. A moral social é muito ruim. O grande obstáculo que impede a sociedade liberal no Brasil é a Igreja Católica. A Igreja Católica é hoje uma espécie de Partido Comunista”, afirmou Paim ao jornalista.

Sobre o governo Jair Bolsonaro, Antônio Paim, hoje com 91 anos e autor também de História do Liberalismo Brasileiro, relançado em 2018, afirma que “tem uma proposta liberal, sem dúvidas”, mas reconhece que trata-se de um governo “militar-liberal”.

“É um arranjo complicado. Você não pode dizer isso a priori, mas pode não dar certo. Depende muito da relação com o Congresso”, opinou.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?