fbpx
PUBLICIDADE


Igreja Católica é ‘obstáculo’ para o Brasil ser uma sociedade liberal, diz especialista

Professor Antônio Paim é tido pelo novo Ministro da Educação, Ricardo Vélez, como uma das duas inspirações para os projetos de sua gestão; Paim é especialista em liberalismo no Brasil

- Publicado no dia
Em visita ao Brasil, Papa Francisco esteve com Dilma Rousseff e a senadora Gleise Hoffmann. Na ocasião, lideranças do governo do Brasil (Foto: eprodução/Blog do Esmael)

Citado pelo Ministro da Educação como uma das duas principais referências inspiradoras para os projetos de sua gestão, ao lado apenas de Olavo de Carvalho, o professor Antônio Paim foi tema de uma extensa reportagem da revista Época publicada nesta sexta-feira (10).

Especialista na difusão do ideário liberal no país, sendo autor de diversas obras sobre o assunto, Paim considera que o catolicismo é um elemento da cultura brasileira que acaba atuando contra o pensamento liberal.


PUBLICIDADE



“No Nordeste, havia um dito: ‘Não herdou, não roubou, emerdou’. Isso mostra que o ódio ao lucro e à riqueza é um troço arraigado, profundo, no Brasil. A moral social é muito ruim. O grande obstáculo que impede a sociedade liberal no Brasil é a Igreja Católica. A Igreja Católica é hoje uma espécie de Partido Comunista”, afirmou Paim ao jornalista.

Sobre o governo Jair Bolsonaro, Antônio Paim, hoje com 91 anos e autor também de História do Liberalismo Brasileiro, relançado em 2018, afirma que “tem uma proposta liberal, sem dúvidas”, mas reconhece que trata-se de um governo “militar-liberal”.

“É um arranjo complicado. Você não pode dizer isso a priori, mas pode não dar certo. Depende muito da relação com o Congresso”, opinou.

★ ★ ★

Nós criamos o Boletim da Liberdade porque acreditamos em um jornalismo sério, independente e de viés liberal. Você pode ajudar esse projeto.

Para que possamos manter e melhorar nossa missão de organizar, divulgar e apurar informações de interesse público, tornando-as acessíveis para todos, precisamos da sua ajuda. Se você é um entusiasta do Boletim, colabore fazendo uma assinatura. Com menos de R$ 10 ao mês, você ajuda a viabilizar um jornalismo mais plural e democrático no Brasil e tem acesso a conteúdos exclusivos.

Apoie a mídia independente: curta nossa página.


Comentários


Receba nosso conteúdo por e-mail



Leia também
error: Não é permitida a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.