fbpx

Um viva à diversidade nas instituições bancárias

Compartilhe

*Cris Monteiro

A notícia de que a cantora Anitta aceitou fazer parte do conselho de administração do Nubank chegou até mim através do grupo da família do WhatsApp. Meu sobrinho, de 34 anos, que é cliente do banco, considerou a decisão acertada. “Uma mulher que veio da periferia no Conselho de um banco: golaço”, comentou.

Confesso que, num primeiro momento, a novidade do Nubank me incomodou. Na minha estreita visão, Anitta era uma artista que usava shortinhos e cantava funk. Como assim fazer parte do conselho de um banco?

Eu, obviamente, parti da minha experiência em bancos para criar este pré-conceito em relação a Anitta. Tenho 60 anos e trabalhei 30 deles em altos cargos de instituições financeiras. Fui diretora do Bank of America, Goldman Sachs e JP Morgan. Na minha concepção, para se sentar em conselhos seria necessário ter algum tipo de experiência em cargos executivos. E Anitta não tinha isso.

[wp_ad_camp_1]

Nem sempre é fácil quebrar paradigmas. Mas, se formos pensar na trajetória do Nubank, o rompimento de conceitos tradicionais sempre fez parte da história do banco, desde o seu surgimento.

Fundado em 2013 por um colombiano, uma brasileira e um americano, o banco teve sua primeira compra realizada com o famoso cartão roxo em 1º de abril de 2014. Começou como uma fintech, um banco digital que oferecia serviços menos burocráticos e sem cobrar tarifas. A novidade foi um estouro. Em 2018, ganhou o status de startup unicórnio e contava com 6 milhões de usuários.

Atualmente, soma 40 milhões de clientes e atingiu, na avaliação de mercado, o valor de US$ 1 bilhão, sendo a 4ª instituição financeira mais valiosa da América Latina, ultrapassando tradicionais bancos como o Banco do Brasil. E como o Nubank nasceu como uma empresa disruptiva, trazer Anitta só reforça essa característica do banco.

E, no mais, Anitta não é só uma funkeira. É “a funkeira”, eleita pela Vogue como uma das 100 pessoas mais influentes e criativas do mundo, um avião supersônico no mundo do marketing que, com apenas 29 anos, canta, compõe, dança, interpreta, gerencia e continua multiplicando a fortuna que construiu. Cria tendências e influencia toda uma nova geração.

Esse novo momento da cantora como “board member” divide opiniões. Meus jovens sobrinhos acharam ótimo. Para eles, Anitta conhece muito bem o público das classes C, D e E, um nicho que interessa ao Nubank.

No grupo das amigas que trabalharam comigo no mercado financeiro, as opiniões divergiram. Algumas argumentaram que Anitta carrega o estereótipo da mulher hiper sexualizada e que sua veneração exacerba não só este como outros estereótipos brasileiros, como o do país do futebol e do Carnaval.

Mas ninguém nega que ela é especial. Afinal, saiu do subúrbio do Rio de Janeiro, estagiou na Vale do Rio Doce, fala inglês e espanhol, gerencia sua carreira como poucos. Ou seja, talento e tino para o negócio ela tem.

Inserir um olhar estrangeiro pode sacudir as estruturas dos pomposos conselhos de administração e trazer ideias novas. Como opinou uma amiga, o fato é que existem inúmeras pessoas nos conselhos conhecedoras de leis, aspectos contábeis e financeiros no mercado, mas não existem muitas que podem falar sobre tendências no mundo, qual o pulso da juventude, o que quer essa nova geração etc. Por que oferecer a Anitta um papel coadjuvante de consultora se ela pode sentar-se à mesa?

Os conselhos estão mofados, diz outra. Sem contar que quase sempre os conselheiros são homens, brancos e engravatados. Neste ponto, Anitta também agrega. Traz diversidade por ser mulher, ter saído da periferia e traduzir o pensamento dos jovens. Vai pensar fora da caixa e o Nubank está apostando nisso.

Gosto de sair do meu lugar através de bons argumentos. Se antes achei esquisito a cantora num conselho, já penso diferente após ouvir várias pessoas com opiniões diferentes. Torço por Anitta e torço para o Nubank. E cartão roxo para quem torce o nariz para essa novidade!

*Cris Monteiro é vereadora pelo partido Novo em São Paulo, depois de ter atuado por 30 anos no mercado financeiro.

Foto: Divulgação/Nubank

[wp_ad_camp_1]

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?