Panorama #29 – Trump aposta em reforma criminal em propaganda no Super Bowl - Coluna Coluna Panorama

Panorama #29 – Trump aposta em reforma criminal em propaganda no Super Bowl

03.02.2020 09:44

Enquanto que, no Brasil, parte da sociedade demanda e espera o endurecimento de penas para acabar com a sensação de impunidade, nos Estados Unidos a realidade é outra. O presidente Donald Trump apostou em uma mensagem emotiva e com ênfase na reforma criminal realizada no país, dando uma “segunda chance àqueles que realmente o merecem”. O comercial foi ao ar neste domingo (2) no Super Bowl – a final do campeonato de futebol americano.

Deirdre McCloskey – 1

A economista liberal Deirdre McCloskey ganhou as manchetes nos últimos dias até de veículos tradicionais após ter uma palestra para a diretoria da Petrobras cancelada. Associam o cancelamento às críticas feitas ao governo Bolsonaro.

Deirdre McCloskey – 2

O colunista Elio Gaspari, do jornal O Globo, publicou que torce para que uma editora brasileira publique os livros da economista traduzidos para o mercado brasileiro. A coluna também faz coro ao pedido.

Deirdre McCloskey – 3

A vinda de McCloskey ao Brasil foi também oportunidade para o Livres gravar uma entrevista com ela. Irá ao ar em breve. O fato reforça a nota da última coluna sobre a capacidade de o Livres de se articular em torno dos temas do momento com grande eficiência.

CPAC

Goste-se ou não, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL/SP) projeta cada vez mais sua imagem internacionalmente. Após organizar o CPAC Brasil, ele será o primeiro brasileiro a palestrar no CPAC original, dos Estados Unidos, megaevento que reúne lideranças conservadoras do meio empresarial, social e político naquele país. Quem pode, pode.

Parceria

O Instituto Millenium, um dos mais respeitados e pioneiros institutos pró-liberdade do país, iniciará nas próximas semanas uma parceria inédita com o Boletim da Liberdade. A instituição divulgará também por meio do Boletim relatórios do “Millenium Fiscaliza”, projeto que se propõe “acompanhar e fiscalizar como e onde os políticos gastam o dinheiro que você paga de impostos”.

Kombi Liberal

Em São Paulo, começará a circular uma Kombi laranja e branca, cores do Partido Novo. A iniciativa é do assessor do deputado federal Vinicius Poit (NOVO/SP), André Bolini, que agora deseja lançar-se candidato a vereador da capital paulista pela sigla. O veículo foi chamado de “Margaret”, em referência à ex-primeira ministra britânica, e, segundo o comunicado, “passará por todas as zonas e regiões para conversar com as pessoas sobre os principais desafios municipais e ouvir sugestões, problemas do dia a dia e opiniões dos paulistanos sobre a cidade”.

NOVO nos Estados Unidos – 1

Falando em Novo, os parlamentares da sigla estiveram na última semana em Washington (EUA) para uma imersão em liberalismo, economia e política. O objetivo foi conhecer e trazer experiências americanas que pudessem beneficiar o desenvolvimento do Brasil. Entre tantos encontros, destacou-se o painel “Uma nova década, nova trajetória para a economia brasileira”, com o diretor do Brazil Institute, Paulo Sotero.

NOVO nos Estados Unidos – 2

Em Nova York, o deputado federal Paulo Ganime (NOVO/RJ), ao passar por Wall Street, aproveitou para fazer uma brincadeira em frente ao icônico edifício da Bolsa de Nova York (NYSE) – que ele chamou de “templo do capitalismo e templo do Deus Mercado”. “Viemos aqui para agradecer a ele, que nos suporta todo dia, a favor da liberdade econômica, a favor do mercado, a favor que as pessoas tenham acesso a produtos mais baratos e que a livre concorrência trabalhe por todos nós”, disse.

Especulações

Apesar dos recentes afagos e declarações de que “tudo vai ficar igual”, ainda se comenta em Brasilia a possibilidade de saída, mais dia ou menos dia, dos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Abraham Weintraub (Educação). Vale ressaltar que o presidente desmentiu qualquer especulação sobre a saída de Vélez Rodriguez, no início do ano passado, embora o processo de fritura já tivesse começado e resultasse, pouco depois, na demissão. O mesmo se deu com Alvim, da Cultura. O nome mais cotado nos bastidores para substituir Lorenzoni seria atual Secretário de Previdência, Rogério Marinho, defendido por Guedes.

Juan Guaidó – 1

Desde que saiu da Venezuela para uma reunião na Colômbia, o autoproclamado presidente Juan Guaidó não voltou mais. Depois de seguir para Europa, passou o final de semana em Miami, onde encontrou os venezuelanos que lá moram, em sua maioria com asilo político. Na sua estadia nos Estados Unidos, Guaidó só conseguiu falar com uma pessoa do governo norte americano, o Encarregado de Negócios dos Estados Unidos na Venezuela, James Story, que foi Cônsul no Rio de Janeiro anteriormente.

Juan Guaido – 2

De Miami, Guaidó seguirá para o Brasil. Nesta segunda-feira (3), deve ter um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília.

Revogaço Fluminense – 1

O deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO/RJ) solicitou ao governador Wilson Witzel que seja reproduzido, no Rio de Janeiro, o “revogaço regulatório” inspirado no decreto 10.139 do presidente Jair Bolsonaro.

Revogaço Fluminense – 2

“Há uma quantidade espantosa de normas regulatórias obsoletas, inócuas e que dificultam a vida de quem quer empreender. Hoje em dia você é penalizado por ter uma boa ideia e colocá-la em prática. Esses órgãos, que na intenção de proteger os indivíduos só os atrapalham, se quiserem manter ou criar qualquer ato normativo, vão ter de provar a sua necessidade e eficiência. Nosso objetivo é criar uma barreira para o Estado”, sustentou o parlamentar.

Sorteio

Um dos melhores lançamentos dos últimos tempos, o box premium “Coleção Liberalismo”, da LVM Editora, está sendo sorteado no Instagram. Trata-se de um produto de desejo não apenas para ávidos leitores, como para colecionadores e por quem aprecia formar uma boa biblioteca em casa. Feito com uma embalagem bem ilustrada, o box contém edições dos livros “O que é o liberalismo” (de Donald Stewart Jr, fundador do Instituto Liberal), “As Seis Lições” (de Ludwig von Mises), “A Lei” (de Frederic Bastiat) e “Evolução histórica do liberalismo” (de Antonio Paim). Para ver as regras e participar, basta clicar aqui.

Em plataforma de podcast

Se você não acompanhou, já está disponível nas plataformas de podcast (Spotify, Google Podcasts e Apple Podcasts) a entrevista do Boletim da Liberdade com Filipe Sabará, aprovado no processo seletivo da disputa da Prefeitura de São Paulo.

Não perca novas colunas

Você pode receber todas as segundas-feiras a Coluna Panorama e outros conteúdos especiais direto no seu WhatsApp. Para isso, basta participar de nossos grupos exclusivos (e estamos no sétimo). Para entrar agora mesmo, clique aqui. Vagas limitadas.

FALE COM O BOLETIM

Jornalismo: jornalismo@boletimdaliberdade.com.br

Comercial: comercial@boletimdaliberdade.com.br

Jurídico: juridico@boletimdaliberdade.com.br

Assinatura: assinatura@boletimdaliberdade.com.br