fbpx

Corrupção e a tragédia de Petrópolis

Compartilhe

A tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro, infelizmente, se tornou tema do momento e quero começar me solidarizando com toda a população da cidade de Petrópolis e, principalmente, com as famílias das mais de 200 vítimas fatais.

Petrópolis é vítima das enchentes, deslizamentos, chuvas, desde sempre, porém, com o passar dos tempos a população também se tornou vítima e refém de uma praga muito mais devastadora: a corrupção endêmica, que impede obras de infraestrutura, prevenção e enfrentamento de enchentes, diminuindo, assim, os riscos para a população!

Segundo investigações do Ministério Público Federal, o erário fluminense teve desviado algo em torno de R$ 4 BILHÕES por parte de criminosos! Todo esse dinheiro foi destinado aos bolsos de pessoas inescrupulosas, deixando, mais uma vez, a população à míngua!

Durante os últimos 15 anos, segundo as investigações, a Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro foi transformada em uma máquina poderosa de arrecadar propina. Dos valores arrecadados indevidamente, 5% pagos pelas empreiteiras envolvidas eram enviados ao ex-governador de triste lembrança, Sérgio Cabral e mais 1% para a própria secretaria que, à época, teve 3 titulares presos e condenados. Era a chamada “taxa de oxigênio”.

Somando-se a isso, a Operação Lava Jato levantou nomes recorrentes lista de “apadrinhados” políticos que eram nomeados para manter o propinoduto funcionando a todo o vapor e os levou para as garras da Justiça e para as páginas policiais.

Desde os tempos do Império, pouca coisa evoluiu tanto como a corrupção. Apesar da moderníssima tecnologia que pode, e deve ser empregada para diminuir o risco ou até mesmo evitar tragédias como essa que, ao que parece, é a maior de todos os tempos.

O registro mais antigo de uma enchente na Cidade Imperial data de 1850. Depois em 1930, 1966, 1988, 2011. Sempre deixando seu rastro de destruição! A pesquisadora da Fiocruz Rafaela Facchetti, menciona que há quase 180 anos, o engenheiro Julio Koeler já sabia que a área era sujeita às enchentes e deslizamentos, tendo criando várias regras para a ocupação do solo, as quais foram sendo ‘esquecidas” através dos tempos, em prol de interesses escusos.

A tragédia, portanto, além de anunciada é recorrente. Ora, chover é um ato da natureza, mas deixar que as pessoas sofram intensamente com isso é próprio da incompetência e da ganância humana. E aqui, não me coloco contrária ao lucro advindo do trabalho e da produção, legitimamente conquistado e merecido. Ao contrário! Me coloco frontalmente contrária aos atos de corrupção! Essa corrupção endêmica que assola o nosso país, mas que muitos acreditam não existir.

Não podemos mais admitir que a raposa continue a tomar conta do galinheiro! Corrupção MATA! Infelizmente, a Região Serrana do Rio de Janeiro é testemunha disso!

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?