As faces do totalitarismo - Coluna

As faces do totalitarismo

04.03.2022 06:30

Repudiar o Nazismo é o que se espera de seres humanos com o mínimo de dignidade e racionalidade.

Esse tipo de afirmação dificilmente gera algum tipo de discussão. Tente fazer o mesmo com relação ao socialismo e você será bombardeado pelos estandartes da virtude sempre cheios da razão. 

É uma razão aleatória, cultivada no mundo da fantasia, da preguiça e da inveja. 

Não suportando o embate com a realidade, os socialistas encontram nos corações ressentidos a terra fértil para cultivar os seus devaneios e, assim, alimentar a imaginação de mentes frágeis e irresponsáveis.

Condenar o Nazismo e acolher o socialismo é uma contradição de base porque ambos são regimes totalitários, de exclusão, de morte. 

Os que querem contrapor os dois regimes se escondem atrás da mentira que o socialismo nunca foi implementado e que atrocidades feitas em seu nome são fruto das distorções dos líderes da ocasião. Mentira. 

O socialismo está baseado na ideia da luta de classes: burgueses (empresários que geram emprego) e proletários (trabalhadores assalariados). A luta decorre, para eles, da inevitável exploração do proletariado pela burguesia. 

É preciso, portanto, vencer a burguesia. Aniquilá-la.

Mas não é só isso. 

No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels condenam o modo de vida burguês: a família, a religião, a lei e tudo o que se desenvolve em meio ao regime da propriedade privada (regime burgês):

“E é a abolição de semelhante estado de coisas que a burguesia chama de abolição da individualidade e da liberdade. E com razão. Porque se trata efetivamente de abolir a individualidade, a independência, a liberdade burguesas. Vocês nos recriminam porque queremos abolir a sua propriedade. Na verdade, é exatamente isso que queremos.”

A luta de classes é o pano de fundo, a desculpa esfarrapada, para a construção de uma nova ordem social. Hitler usou o antissemitismo para justificar o seu projeto criminoso.

A violência é a condição sine qua non para a implementação desses anseios totalitários. 

Aliás, Karl Marx não escondeu de ninguém a necessidade da violência para a escalada do proletariado. 

Nazismo e Socialismo são faces do totalitarismo e isso não vai mudar só porque você quer ou porque o seu professor só te contou parte da história.


Foto: Ilustração enviada pela autora

FALE COM O BOLETIM

Jornalismo: jornalismo@boletimdaliberdade.com.br

Comercial: comercial@boletimdaliberdade.com.br

Jurídico: juridico@boletimdaliberdade.com.br

Assinatura: assinatura@boletimdaliberdade.com.br