fbpx

Panorama #2 – Guedes elogia ‘caráter e dignidade’ de Bolsonaro

Compartilhe

O ministro Paulo Guedes discursou durante quase duas horas na última sexta-feira (26) na Associação Comercial do Rio de Janeiro. No auditório, a elite política, cultural e econômica do estado e do país. Entre outras declarações, afirmou que muitos se chocam com os modos do presidente Bolsonaro, mas que o mais importante é que ele tem bons princípios – e, enquanto isso, tem muita gente com excelentes modos e péssimos princípios. A plateia riu.

Elogio ao presidente

O ministro relatou ainda que durante a campanha viu, pessoalmente, diversos gestos de dignidade do presidente. Servindo de tradutor informal quando chegava um interlocutor, Bolsonaro pedia respostas ríspidas a qualquer coisa que pudesse ser mal interpretada. “Me surpreenderam o caráter e a dignidade do presidente. Aquilo me animou. O homem tem dignidade para ser presidente da República”, afirmou o hoje titular da Economia.

Expectativas confirmadas

Guedes afirmou ainda que as três expectativas que tinha antes de assumir o desafio do Ministério estão se confirmando. A primeira era que o presidente aceitaria as políticas econômicas. A segunda é que o Congresso também endossaria as medidas. E, por último, que a “mídia estivesse conosco”.

Força da Civilização Ocidental

A força da civilização ocidental, para Guedes, é a descentralização. “A descentralização se dá na política pela democracia. Se dá na economia pelos mercados. Desse modo, o conhecimento fica disperso”.

Blindado

Na mesma palestra, Guedes frisou a importância da independência que o governo conferiu a ele e à sua equipe. “Fomos blindados politicamente pelo presidente Bolsonaro”. Sobre o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, por exemplo, afirmou que “a coisa saiu por causa de políticas definidas e estarmos protegidos de lobbies”, sem entrar em maiores detalhes.

Em alta 

Com o sucesso dos novos acordos comerciais, o Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, também ficou em alta com o presidente Bolsonaro. Ele, e não o chanceler Ernesto Araújo – cujo desempenho, aliás, vem sendo criticado nos bastidores -, é considerado como o pai do acordo.

Privatizações 1

Diante da presença do Secretário de Privatizações, Salim Mattar – a quem brincou dizendo que carrega “um globo nas costas” -, e do presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, Guedes defendeu privatizações – fala que ocorreu na mesma semana da venda do controle da BR Distribuidora. “O petróleo ficará no fundo do mar se não acelerar a exploração. Ninguém sabe o que acontecerá daqui 20 anos. Pode ser que o petróleo volte a ser apenas vestígio de fóssil. Por isso, a Petrobras deve focar na extração do petróleo”, disse. Guedes afirmou ainda que, durante viagem recente à Dallas com o presidente Bolsonaro, percebeu que os americanos “acham que estamos sentados em cima de um novo Oriente Médio de petróleo”.

Privatizações 2

Ex-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, por sua vez, chamou nas redes a venda de “canalhice da semana” e disse que pegou todo mundo distraído. “Na surdina, ele vendeu a distribuidora. Esse é um problema grave, para não dizer um crime grave, porque durante muitas décadas de sacrifício, o dinheiro foi concentrado para construir uma companhia de petróleo integrada, ou seja, que vai ‘do poço ao posto’. A Petrobras é – ou era – capaz não só de pesquisar, extrair, refinar, como transportar e colocar na bomba. Com isso, tornou-se uma das companhias mais valiosas do mundo. Com essa integração, a Petrobras nunca teve prejuízo na vida. Na prática, uma coisa compensava a outra. A Petrobras integrada vale 1.000, esquartejada vale 400. Tudo isso foi para entregar ao estrangeiro”

Livres nas telas

Livres estreia na próxima terça-feira, 30 de julho, em São Paulo, o documentário “Real: Muito além de uma moeda”. No filme, marcam presença alguns dos especialistas que criaram o Plano Real, como Gustavo Franco, Pedro Malan e Edmar Bacha.

Nova velha política

Tabata Amaral – que era nome cotado para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PDT – saiu enfraquecida após a divulgação de que seu namorado foi um dos maiores fornecedores da campanha (recebendo mais de R$ 20 mil). Nos círculos da escola de lideranças políticas “RenovaBR”, por exemplo, a informação não foi bem digerida.

Vitimização Policial 1

O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), quer criar uma nova pasta em sua gestão: a Secretaria Estadual da Vitimização Policial. Eleito com a promessa de enxugar a máquina política, fica a dúvida: qual será a necessidade de uma secretaria assim?

Vitimização Policial 2

Sensibilizado com um filme sobre policiais militares vitimizados no Rio de Janeiro, até o professor Olavo de Carvalho, apoiador de primeira hora do presidente, prometeu dar gratuidade a policiais em seu tradicional Curso Online de Filosofia.

No sul

Com o título de “Como dois deputados conseguiram gerar economia de R$ 1 milhão na Assembleia”, reportagem do jornal Zero Hora publicada na última quinta-feira (25) destacou o desempenho dos deputados estaduais gaúchos do Partido Novo, Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann. Segundo a matéria, tamanha economia foi fruto da “redução do gasto com assessores, corte de verbas de gabinete e restrição ao uso de diárias”.

Libertycon lembra Muro de Berlim

Entre os dias 1 e 2 de novembro ocorre em São Paulo, no Maksoud Plaza, a nova edição do “Libertycon Brasil”, evento promovido pelo Students for Liberty Brasil (Estudantes Pela Liberdade). O tema escolhido para o evento é “Derrubando Muros”, uma alusão aos 30 anos da queda do Muro de Berlim, ocorrida no início de novembro de 1989.

Não perca nossas colunas

Receba a Coluna Panorama e outros conteúdos especiais do Boletim da Liberdade direto no seu WhatsApp. Para isso, clique aqui e envie-nos uma mensagem. Depois, adicione nosso contato ao número do seu celular.

Seja nossa fonte

Tem alguma informação interessante para compartilhar conosco? A coluna está de ouvidos abertos. Envie um e-mail para jornalismo@boletimdaliberdade.com.br e conte a sua história.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?