fbpx

O Senado Federal é um desperdício

Compartilhe

Sergio Moura*

A existência de senadores da República é ofensiva à nossa inteligência e ao nosso bolso.

O Senado Federal vem da Constituição de 1824. Seu autor, D. Pedro I, inspirou-se na dos EUA, que criou o Senate of the United States para evitar a abolição da escravatura, que aconteceria imediatamente se os Estados do Sul não tivessem, através de representação individual, como impedi-la, o que fizeram por 80 anos.

No Brasil, o Senado é uma afronta à democracia, uma infantil agressão à lógica, uma redundância e um desperdício de dinheiro.

Afronta a democracia porque: 1) Institui o voto de qualidade, inaceitável numa democracia, pois todos os projetos de lei votados na Câmara, com 513 deputados, têm de passar pelo crivo do Senado, com 81 senadores, o que nos diz que o voto de um senador vale pelos de seis deputados, o que é voto de qualidade; 2) Infringe o princípio de um homem um voto, porque, por exemplo, os 1,7 milhão de habitantes de Rondônia têm o mesmo poder político que os 45,3 milhões de habitantes de São Paulo, e 3) Abriga suplentes que não foram eleitos pelo povo, mas nomeados pelos caciques dos partidos.

Agride a lógica porque, se senadores representam um Estado, e se o Estado é um só – uma única opinião, portanto –, como pode senador de um Estado votar diferente de outro senador do mesmo Estado?

Redunda porque ninguém mentalmente são contrata duas pessoas para fazer o mesmo.

Desperdiçamos indispensáveis R$ 5 bi por ano com essa ofensa à inteligência e ao bolso. Vamos eliminá-la?

*Sergio Moura é autor do livro Podemos ser prósperos – se os políticos deixarem.

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?