fbpx

Fundador do PDT, Brizola ganha documentário sobre sua história

O longa tem exibições marcadas tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, como parte da mostra Programas Especiais
Brizola filme
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Compartilhe

O documentário “Brizola”, de Marco Abujamra, sobre o fundador do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de esquerda, estreará no 29º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade. O longa tem exibições marcadas tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, como parte da mostra Programas Especiais. De acordo com a Dona Rosa Filmes, o filme conduz uma reflexão sobre a construção da classe política brasileira.

Leonel Brizola assumiu cargo de deputado federal, foi prefeito de Porto Alegre e foi o único que governou dois estados: o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. No caso do Rio de Janeiro, a série documental Entre Lobos  (2022) da produtora Brasil Paralelo contrapõe quem diz que Brizola tomou boas decisões. A produtora mostrou que as ações de Brizola contribuíram com o crescimento do crime organizado no estado.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

Marcos Abujamra, diretor do documentário “Brizola”, da produtora Dona Rosa Filmes, disse que “Brizola foi talvez o primeiro político do Brasil a entender a força da cultura de massa”. Ele complementa dizendo que em sua época, o político usou seu poder de comunicação para “promover ideias consideradas extremistas e comunistas”.  De acordo com Abujamra, “é surpreendente que, em 2024, as mesmas ideias continuem a ser consideradas extremistas por grande parte da população”, defendeu o diretor.

Após sua jornada por festivais nacionais e internacionais, o filme deve estrear no Canal Curta!, mas ainda não tem data.

Confira o trailer clicando aqui. 

Anteriormente, Brizola foi protagonista do enredo “Legalidade”, um filme de Zeca Brito, inspirado na história do político. O filme estreou no Festival de Cinema de Gramado de 2019 e contou com a presença do líder do PDT Ciro Gomes.

Leia também:  Crítica de Rodrigo Neves, Juliana Benício dá as mãos a ex-prefeito

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?