fbpx

Banco Central alerta sobre financiamento terrorista por parte do Irã

Além dos iranianos, 21 outros países são monitorados sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo
Banco Central do Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhe

O Banco Central (BC) do Brasil emitiu um comunicado alertando o sistema bancário brasileiro sobre operações financeiras internacionais envolvendo o Irã, após entrada no Brics. Quem emitiu o alerta foi o Departamento de Supervisão de Conduta da Área de Fiscalização do BC.

Nesse sentido, especialistas em combate à lavagem de dinheiro reunidos no Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi), têm alertado sobre riscos envolvendo o país. O Irã apoia e financia grupos terroristas como o Hamas, o Hezbollah e os Houthis.

No comunicado do Banco Central, o Gafi diz que segue preocupado com o risco de financiamento do terrorismo por parte do Irã até que o país implemente as medidas do seu plano de ação. O governo iraniano foi aceito recentemente no Brics, com apoio do presidente Lula, juntamente de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia.

Além dos iranianos, 21 outros países são monitorados sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Quando um país possui deficiência ao combater estas áreas, o Gafi alerta para que tomem medidas mais rigorosas.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?