fbpx

O liberalismo pulsa nas cidades vivas

Compartilhe

Por Rafael Moredo*

Em um país vasto e diversificado como o Brasil, as cidades são verdadeiros microcosmos de cultura, economia e sociedade. É nelas que a vida cotidiana acontece, onde as pessoas vivem, trabalham, interagem e buscam oportunidades para prosperar. Nesse contexto, para que as nossas ideias desempenhem um papel crucial no futuro de nossas comunidades, é essencial ampliarmos a influência do liberalismo nas políticas públicas municipais.

Ao longo dos anos, o pensamento liberal tem sido associado principalmente a questões econômicas, como a promoção da livre iniciativa e a defesa da propriedade privada. Não resta dúvidas de que esses aspectos são essenciais para uma sociedade livre. No entanto, limitar a contribuição do liberalismo a esse âmbito seria perder a oportunidade de influir em meio a complexidade das necessidades e desafios enfrentados pelas cidades brasileiras. É fundamental expandir nossa compreensão do liberalismo para incluir uma variedade de questões sociais, ambientais e culturais que afetam diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.

Nesse sentido, o recém-lançado Caderno de Políticas Públicas 2024 do Livres representa um passo significativo em direção à promoção de soluções inovadoras e baseadas em princípios liberais para os desafios urbanos. Com mais de 80 propostas abrangendo temas como urbanismo, crescimento econômico, transparência e desburocratização na administração municipal, o caderno oferece um guia abrangente para os líderes locais interessados em promover o desenvolvimento de suas comunidades.

O processo de elaboração do caderno foi marcado por um esforço coletivo envolvendo milhares de associados do Livres em todo o país, bem como a expertise do Conselho Acadêmico, presidido por Leandro Piquet. O resultado final é um documento destinado a inspirar ações concretas e eficazes em nível municipal, repleto de boas políticas públicas baseadas em evidências e resultados positivos de quem já tem testado as propostas na prática.

Muitos dos projetos contidos no Caderno são de autoria de Líderes Livres, indivíduos comprometidos com a promoção da liberdade e da prosperidade na prática em suas comunidades. Essas propostas têm sido implementadas em diversas cidades do país, proporcionando mais transparência, desburocratização e liberdade para milhares de pessoas. Projetos como o “IPTU Verde” e o “Transparência nas Filas das Creches” vêm proporcionando mais sustentabilidade e ampliando o combate à corrupção em locais que vão desde o interior da Paraíba, até a região metropolitana de São Paulo.

Se você é um líder local comprometido com a construção de uma cidade mais livre, próspera e inclusiva, convidamos você a explorar o Caderno de Políticas Públicas 2024 do Livres. Juntos, podemos transformar nossas cidades em espaços de oportunidade, crescimento e liberdade para todos os seus habitantes. Afinal, o verdadeiro poder de mudança está nas mãos daqueles dispostos a agir em prol de um futuro melhor para todos.

*Rafael Moredo é analista de Relações Governamentais do Livres

Aviso

As opiniões contidas nos artigos nem sempre representam as posições editoriais do Boletim da Liberdade, tampouco de seus editores.

Mais Opinião

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?