fbpx

Lula tem queda na popularidade em 2023

A maior variação positiva foi observada em janeiro, 43%, mas esse número caiu para 32% em dezembro
Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

Um estudo do jornal Poder 360 sobre a aprovação do governo ou do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mostrou que a popularidade do presidente caiu no primeiro ano de mandato.

Para isso, foram considerados o primeiro e o último estudo de 7 empresas de pesquisas: PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA, Paraná Pesquisas e Atlas Intel. 

Resultados

De acordo com os resultados, de janeiro a dezembro as taxas de avaliação positiva do presidente ou do governo, caíram ou se mantiveram estáveis com variações ruins para o Planalto na margem de erro. Os percentuais negativos, no entanto, tiveram um movimento contrário, com sinal de subida.

A maior variação positiva na taxa foi observada em janeiro, 43% dos eleitores consideravam o trabalho do presidente como “bom” ou “ótimo”, mas esse número caiu para 32% em dezembro. Surpreendentemente, a avaliação “ruim” ou “péssimo” permaneceu inalterada ao longo desse período. Houve uma migração dos eleitores para a categoria “regular”, considerada como uma parada intermediária antes de uma mudança definitiva de opinião.

Leia também:  Nubank registra recorde e supera Vale em valor de mercado

De acordo com todas as pesquisas, Lula entrará no segundo ano de mandato com menos apoio do que quando foi eleito em 2022 com 50,90% dos votos.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?