fbpx

Lula tem queda na popularidade em 2023

A maior variação positiva foi observada em janeiro, 43%, mas esse número caiu para 32% em dezembro
Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

Um estudo do jornal Poder 360 sobre a aprovação do governo ou do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mostrou que a popularidade do presidente caiu no primeiro ano de mandato.

Para isso, foram considerados o primeiro e o último estudo de 7 empresas de pesquisas: PoderData, Datafolha, Ipec, Quaest, CNT/MDA, Paraná Pesquisas e Atlas Intel. 

Resultados

De acordo com os resultados, de janeiro a dezembro as taxas de avaliação positiva do presidente ou do governo, caíram ou se mantiveram estáveis com variações ruins para o Planalto na margem de erro. Os percentuais negativos, no entanto, tiveram um movimento contrário, com sinal de subida.

A maior variação positiva na taxa foi observada em janeiro, 43% dos eleitores consideravam o trabalho do presidente como “bom” ou “ótimo”, mas esse número caiu para 32% em dezembro. Surpreendentemente, a avaliação “ruim” ou “péssimo” permaneceu inalterada ao longo desse período. Houve uma migração dos eleitores para a categoria “regular”, considerada como uma parada intermediária antes de uma mudança definitiva de opinião.

Leia também:  O silêncio dos inocentes

De acordo com todas as pesquisas, Lula entrará no segundo ano de mandato com menos apoio do que quando foi eleito em 2022 com 50,90% dos votos.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?