fbpx

Governo pretende criar bolsa para evitar a evasão escolar

Presidente não mencionou o valor dado aos alunos, mas expectativa é iniciar pagamentos em 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (21), que o governo criará uma poupança para estudantes do Ensino Médio. A ideia é que a quantia guardada seja retirada pelos alunos ao término dos estudos. Para Gabriel Petter Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professor da rede pública estadual de ensino as causas da evasão escolar em todos os níveis de aprendizagem são diversas.

“Com certeza, a pobreza é o principal fator que explica o abandono desses jovens da escola, o que contribui decisivamente para manter o ciclo de pobreza”, diz o especialista.

Outros fatores contribuem para a evasão escolar, além do desinteresse dos jovens. Gabriel Petter diz que “a gravidez precoce ou mesmo o desinteresse dos jovens no currículo escolar, mas o fator financeiro é preponderante”.

O objetivo do programa é incentivar os estudantes a permanecerem nas instituições de ensino e reduzir a evasão escolar do país. “Nós vamos criar uma bolsa para estudantes do Ensino Médio não desistirem da escola. A gente vai dar uma ajuda mensal. Na verdade não é uma bolsa, é uma poupança, em que esse cara no final dos estudos ele vai retirar para fazer o que quiser”, a declaração foi dada no podcast ‘Conversa com o Presidente’, live semanal do petista.

Sobre a criação desse bolsa que no intuito de reduzir a evasão escolar, o especialista Gabriel Petter diz que “Acredito que não há algo necessariamente ruim na oferta de bolsas para a permanência dos estudantes nas escolas. Elas cumprem uma importante função social, mas devem vir acompanhadas de contrapartidas, especialmente o bom rendimento acadêmico dos beneficiados”, finaliza o professor.

O presidente optou por não divulgar o valor que será disponibilizado aos alunos do ensino médio, ressaltando, no entanto, que a intenção é criar uma espécie de “poupança”. Esse montante, conforme explicado por Lula, estará acessível ao término do ano letivo.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?