fbpx

Vaticano libera batismo de pessoas trans e filhos de casais gays

A nova decisão foi tomada pelo departamento de doutrina da Igreja Católica após documento apresentado por bispo brasileiro
Vaticano libera batismo de pessoas trans
Foto: Remo Casilli

Compartilhe

O Vaticano divulgou nesta semana uma medida que permite o batismo de pessoas trans e filhos de casais do mesmo sexo. A decisão, datada de 31 de outubro, foi escrita pelo cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, apresentada pelo bispo brasileiro Giuseppe Negri, e assinada pelo papa Francisco. O texto cita sermões do líder católico sobre o tema.

Pessoas trans

O Vaticano afirma que “um transexual, que também tenha sido submetido a tratamento hormonal ou cirurgia de redesignação sexual, pode receber o batismo nas mesmas condições que o resto dos fiéis”. A decisão também falou sobre serem padrinhos de casamento, desde que “não haja risco de causar escândalo ou desorientação”, a outros católicos. Crianças que não se identificam com o gênero de nascimento, poderão passar pelo batismo se estiverem “bem preparadas e dispostas”.

Filhos de gays

Dessa forma, os filhos de casais gays também passam a receber o batismo quando há “esperança bem fundamentada de que eles serão educados na religião católica”. Entretanto deixa claro que uniões entre pessoas do mesmo sexo seguem sendo consideradas como pecado e o batismo deve ser acompanhado do “arrependimento dos pais”.

Contudo, dentre seis perguntas feitas pelo bispo brasileiro, uma não teve resposta clara. Sobre se casais do mesmo sexo podem batizar uma criança adotada por eles ou concebida por meio de uma barriga solidária.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?