fbpx

Lacsko explica as origens das fake news de ‘direita’ e ‘esquerda’

A jornalista palestrou em um painel durante o Rio Innovation Week

A jornalista e colunista da Gazeta do Povo Madeleine Lacsko palestrou sobre o processo por trás das fake news durante o Rio Innovation Week. De acordo com ela, as informações enganosas são criadas com técnicas de guerra.

De acordo com Madeleine, figuras influentes no Brasil e no mundo seguem uma espécie de manual com origem em ideologias perigosas como o Nazismo. No painel, “desvendando a verdade por trás da desinformação”, ela destaca que a prática das fake news não é exclusiva de um espectro político específico. Cada um adaptado à sua narrativa.

Nesse sentido, Madeleine Lacsko explicou que políticos e influenciadores tanto de esquerda quanto de direita utilizam técnicas parecidas para fazer seu eleitorado comprar as narrativas necessárias para fazer os opositores serem odiados.

Leia também:  Lula deixa Hamas orgulhoso e se afasta de Israel, após fala na Etiópia

Além disso, Madeleine trouxe uma frase de H. L. Mencken para falar sobre as práticas populistas destes políticos, que atribuem soluções simples a temas complexos da sociedade. “Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”, compartilhou.

Na esquerda, por exemplo, militantes taxam os que não concordam com sua ideologia com xingamentos de fascistas, racistas ou gordofóbicos. Já na direita, a pecha é de comunistas, pedófilos, etc. Ambos os lados tentam desqualificar o adversário, acabando com qualquer possibilidade de diálogo entre as partes.

Por fim, cada grupo replica, ao seu modo, técnicas já utilizadas por regimes autoritários para manipular suas respectivas massas, segundo ela, usando de pequenas verdades para contar mentiras e se manter no poder. Madeleine Lacsko concluiu sua palestra divulgando seu novo livro “cancelando o cancelamento”, que detalha as técnicas de cada grupo político Brasil a fora e destrincha o manual inspirado no regime de Adolf Hitler.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?