No contexto das greves em Hollywood, o Sindicato dos Roteiristas e os produtores e plataformas de streamings, representados pela Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), se reuniram nesta sexta-feira (22), para mais um dia de negociações. A greve dos roteiristas começou em julho, e caso se estenda até 30 de setembro, será a maior paralisação na história desde 1945.
Produções
O filme ‘Dinheiro Fácil’ recebeu forte aclamação no Festival de Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) de 2023. Embora seja uma ficção, ele conta uma história baseada na de profissionais do cinema decidiram lutar contra os poderosos de Wall Street. A obra discute sobre o mercado financeiro mas soa familiar com o atual cenário em Hollywood. A comparação foi feita pelas próprias roteiristas e produtoras do longa, Rebecca Angelo e Lauren Schuker Blum.
Filme de Hollywood x Greve de Hollywood
O filme se baseia na história da GameStop (uma pequena loja de videogames de shopping) que se tornou a companhia com as ações mais quentes do mercado. Já na greve, entre as principais queixas do grupo estão a dificuldade em receber remunerações com ajustes diante da inflação, a encomenda por séries de televisão com temporadas mais curtas, bem como a falta de pagamento por ganhos residuais.
“Os paralelos entre o caso da GameStop e a greve dos roteiristas é extremamente similar. Basicamente são homens e mulheres querendo dar um basta em uma situação de descontentamento. Dinheiro, poder e informação estão concentrados nas mãos de pequenos grupos da elite”, explicou a produtora Angelo.
O filme chega aos cinemas do Brasil no dia 2 de novembro.