fbpx

Atores de Hollywood estão em greve

Analistas que a greve dos roteiristas de 2007 e 2008 teve impacto de cerca de US$ 2 bilhões na economia da Califórnia
Atores de Hollywood estão em greve
Foto: GC Images

Compartilhe

O sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) entrou em greve nesta quinta-feira (13). A presidente do SAG, Fran Drescher, disse que “quando empregadores fazem de Wall Street e da ganância suas prioridades e esquecem dos contribuidores essenciais que fazem a máquina funcionar, nós temos um problema”.

Os profissionais fazem coro ao clamor dos roteiristas, que estão paralisados desde maio, para mudanças contratuais. Grande parte dos 160 mil membros devem paralisar seus trabalhos nos próximos dias. Os atores reivindicam salários melhores e o pagamento de todas as vezes que um filme ou programa estrelado por eles for exibido em uma emissora ou TV a cabo. Bem como pedem ainda a regulamentação da inteligência artificial (IA) na produção de filmes e propagandas de televisão.

Leia também:  Oregon volta atrás e criminaliza drogas novamente

No caso da IA, a última temporada de Black Mirror trouxe um episódio que mostra exatamente essa situação. Um canal de streaming que usava imagens de inteligência artificial para criar histórias com atores e atrizes conhecidos. É um episódio “bem Black Mirror”, mas que já aconteceu no Brasil com o comercial que recriou o rosto da cantora Elis Regina.

Essa greve dupla é a primeira em Hollywood dos últimos 60 anos e deve parar praticamente toda a produção cinematográfica dos Estados Unidos. Analistas que a greve dos roteiristas de 2007 e 2008 teve impacto de cerca de US$ 2 bilhões na economia da Califórnia.

O que os estúdios dizem da greve

Em reação à greve, a Aliança dos Produtores de Filmes e Televisão, afirmou que o sindicato dos atores recusou diversas propostas. Uma delas foi a de pagamento mínimo e residual de exibições internacionais. Além “proposta inovadora de inteligência artificial que protege as imagens digitais dos artistas, incluindo a exigência de consentimento do artista para a criação e uso de réplicas digitais ou para alterações digitais de uma performance”.

Leia também:  Oregon volta atrás e criminaliza drogas novamente

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?