fbpx

Senador dos EUA chama Lula de “antiamericano”

Cruz defendeu sanções ao Brasil, após Lula autorizar entrada de dois navios do Irã no País
Foto: Tom Williams / Pool / Reuters

Compartilhe

O senador norte-americano Ted Cruz, do Partido Republicano, chamou Lula de “chavista antiamericano que abraça o Partido Comunista Chinês, Vladimir Putin e o regime iraniano. Ele defendeu, na última quinta-feira (7), a aplicação de sanções ao Brasil, sete meses após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizar a entrada de dois navios do Irã no País.

O Iris Makran e o Iris Dena receberam em 26 de fevereiro o aval para atracar no Porto do Rio de Janeiro até 4 de março.

O congressista questionou ainda o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Brian Nichols, sobre eventuais punições no caso dos navios iranianos e afirmou que Biden utilizou sanções anteriormente contra outros países ocidentais que descumpriram leis norte-americanas, mas, segundo o senador, agora estaria protegendo “seu autoproclamado amigo próximo”.

Leia também:  Carla Zambelli convoca ato contra Lula na Avenida Paulista

O secretário Brian Nichols afirmou que o governo norte-americano ficou “profundamente desapontado” com o Brasil por receber os navios do Irã. Ao ser pressionado pelo senador se houve sanção, o secretário disse não ter conhecimento de quaisquer penalidades relativas ao caso.

Em seu pronunciamento, Ted Cruz também afirmou estar “profundamente preocupado” que o Ocidente esteja “sobrecarregado pelo antiamericanismo” e por países da região estarem “se alinhando” com adversários dos EUA.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?