fbpx

Empresários brasileiros chegam a Cuba para fortalecer relações

O líder da viagem é Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)
Foto: VALERIE PINARD/HANS LUCAS/AFP

Compartilhe

Uma delegação de aproximadamente 30 empresários brasileiros viajou para Havana, em Cuba, nesta segunda-feira (04) em busca de fortalecer as relações comerciais com o país. A “missão” de quatro dias acontece antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ilha caribenha. Ele se reunirá o ditador cubano Miguel Díaz-Canel. Além disso, participará das reuniões do Grupo dos 77 — uma cúpula econômica das Nações Unidas com países em desenvolvimento que está programada para os dias 15 e 16 de setembro.

Comércio

Quem lidera a viagem é Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Ele acredita que a oportunidade é uma abertura para empresários ansiosos por reforçar as relações comerciais. Participam da delegação empresários dos setores de transporte aéreo, agricultura, energia e saúde. Os nomes dos integrantes não foram divulgados. Semanas atrás, o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, já havia afirmado que o governo do presidente Lula tem como objetivo se reaproximar de Cuba.

Leia também:  RJ: Pedro Rafael expõe desafios de jovens empresários em evento do SFL

Dívidas

Em junho, Lula se reuniu com Diaz, onde discutiu sobre um possível processo de levantamento e revisão da dívida de Cuba com o Brasil, principalmente por operações de financiamento de construtoras, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Cuba é o segundo maior devedor, depois da Venezuela, conforme dados do BNDES. O banco já desembolsou US 656 milhões em financiamentos na ilha caribenha. O país deve U$ 386 milhões, em parcelas a vencer, e deixou de pagar US 261 milhões.

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?