fbpx

Deputados protocolam Lei Larissa Manoela

PL pretende ampliar a proteção legal de crianças e adolescentes que geram renda para sua família​
Foto: Reprodução

Compartilhe

A polêmica envolvendo a artista Larissa Manoela, seus pais e uma fortuna rendeu um projeto de lei. Os deputados federais Pedro Campos (PSB/PE) e Duarte Júnior (PSB/MA) protocolaram, na Câmara dos Deputados, o PL 3917/23 para tratar da administração de bens dos filhos menores. O projeto pretende ampliar a proteção legal a crianças e adolescentes que iniciam de forma precoce a vida laboral.

“O caso da artista Larissa Manoela, de grande repercussão e comoção, nos aponta para uma lacuna na lei. Precisamos ampliar a proteção legal para estabelecer medidas que reforcem a proteção dos direitos e interesses dos menores de idade em relação à administração de seus bens e participação em sociedades empresárias, além de promover a transparência e a responsabilidade na gestão patrimonial”, afirmou Pedro Campos.

O texto pontua que a participação de sócios menores de idade em sociedade empresária será precedida de manifestação do Ministério Público. Dessa forma, assegurando a proteção dos interesses e direitos dos menores envolvidos. A proposta também prevê que os contratos firmados no exercício do poder familiar deverão conter cláusula revisional condicionada à maioridade dos filhos, com efeitos suspensivos do negócio jurídico, visando a proteção das partes envolvidas.

A qualquer tempo, enquanto perdurar o poder familiar, os filhos poderão solicitar prestação de contas de seus bens, assegurando transparência e responsabilidade na administração desses ativos. “Reconhecemos também a importância da tutela dos pais sobre os bens dos filhos e das filhas. Estes dispositivos pretendem dar segurança jurídica para todos neste processo”, concluiu Duarte Junior.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?