fbpx

Libertário conquista 30% dos votos nas primárias argentinas

Entre as propostas de Javier Milei está a de dolarizar a moeda argentina e acabar com a desvalorização do peso
Javier Milei economia Argentina
Foto: Tomas Cuesta/Getty Images

Compartilhe

Nas eleições primárias da Argentina, o candidato libertário Javier Milei, do partido Liberdade Avança, conquistou 30,04% dos votos válidos, neste domingo (13). Milei é economista pela Universidade de Belgrano e tem dois mestrados na área. É defensor do livre mercado e se considera um anarcocapitalista.

O fundador do Ideias Radicais, Raphaël Lima comentou a a apuração dos votos.”[Até o momento] 32,6% dos argentinos votaram num anarcocapitalista. Manchetes amanhã serão extremamente interessantes. E desinformadoras também, mas até aí, zero novidade”, debochou.

Entre as propostas de Javier Milei está a de dolarizar a moeda argentina e acabar com a desvalorização do peso. Ele propõe ainda que o país feche o Banco Central e privatize as empresas estatais.  “Vitória gigantesca da Liberdade na Argentina […] O que demonstra a absoluta força da sua candidatura e para variar, o erro absurdo das pesquisas e dos jornais sobre candidatos de direita no Brasil e na Argentina’’, destaca Rodrigo Marinho, diretor-executivo do Instituto Livre Mercado.

Leia também:  Com Milei, Argentina tem primeiro superávit desde 2008

Javier Milei é agora um candidato de direita à Presidência da Argentina. Dentro de seu espaço político La Libertad Avanza, suas principais propostas de campanha são a dolarização da economia argentina em etapas, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.

A economista Josiane Haese falou sobre o assunto em suas redes, “Hoje, sem dúvida os peronistas começam a ficar preocupados com as eleições, já que é o pior resultado de primárias dos últimos 12 anos. Será que os argentinos de bem já podem sonhar com outubro”, destaca a economista.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?