fbpx

Kim Kataguiri aprova PDL que cancela soltura de 5800 presos

Além de Kataguiri, o projeto contou com apoio dos deputados Gilson Marques e do relator Felipe Francischini
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Compartilhe

A resolução que acaba com os Hospitais Psiquiátricos de Custódia pode ser suspensa a partir do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 81/23) do deputado federal Kim Kataguiri (União/SP). A resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) defendia novos tratamentos para pessoas com transtorno mental que cometiam crimes. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou a suspensão dessa medida.

Entidades médicas como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) se posicionaram contrários à resolução. Bem como a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a Federação Médica Brasileira (FMB) que acionaram o Conselho Nacional de Justiça sobre esse problema.

Caso a resolução realmente funcionasse, cerca de 30 hospitais de custódia seriam fechados e mais de 3 mil pessoas em cumprimento de pena ou de medida de segurança estariam em liberdade a partir de 2024. “O sistema público de saúde não está preparado para lidar com essa demanda e colocaria pessoas perigosas nas ruas”, disse a ABP.

Leia também:  Kim vai entrar com pedido de cassação de Glauber após agressões

Nesse sentido, Kataguiri disse que o CNJ ultrapassou os seus poderes ao editar a resolução, criando direitos e obrigações não assegurados em lei. “Soltar os criminosos mais perigosos do país e tratá-los no SUS é um perigo para a sociedade e para eles mesmos”.

Além de Kataguiri, o projeto contou com apoio dos deputados Gilson Marques (Novo-SC) e do relator Felipe Francischini (União-PR), e agora segue para análise do Plenário da Câmara.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?