fbpx

Banco Central tem mantido ‘estabilidade institucional’ sobre juros

Declaração foi feita durante análise do mais recente paper que concluiu que as atas do Copom não estão mais duras no governo atual
Banco Central juros
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Compartilhe

O professor de economia do Ibmec, João Ricardo Costa Filho, avalia que o Banco Central tem mantido estabilidade institucional em suas decisões sobre juros. Ele acredita que deve continuar caminhando para uma agenda de mais transparência, acompanhando a trajetória de outras instituições financeiras internacionais relevantes. A declaração foi feita na quarta-feira (2), durante o “Millenium Talks”, que discutiu as atas do Comitê de Política Monetária (Copom).

Coincidentemente, o Copom reduziu a taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano. Costa Filho comentou o recente paper do Instituto Millenium que analisou a atas do Copom desde 1999, neste mesmo dia. Ele constatou que elas não ficaram mais duras no atual governo. O professor disse ter recebido a informação como uma “surpresa boa”. “Como leitor do paper e como cidadão, eu fico muito feliz que de um governo para o outro a gente tem uma instituição que se mantém”, destacou.  “Me surpreende um pouco, mas é aquela surpresa boa. Às vezes como pesquisador gostamos de achar a variabilidade. Mas a verdade é que como professor, pesquisador e ser humano eu gosto da ideia de que nós tenhamos certas estabilidades institucionais”, seguiu o professor.

Governo x Banco Central

Integrantes do governo têm expressado descontentamento com as altas taxas de juros, ventilando a hipótese de a motivação ser divergência política. Apesar disso, a análise do não verificou alteração de conduta nas atas. “A hipótese de que as atas do Banco Central teriam endurecido no atual governo, devido à diferença ideológica, não foi confirmada pelos resultados deste estudo”, afirma o mapeamento feito pelos cientistas de dados Geraldo Leite e Wagner Vargas.

Fazendo uma avaliação do estudo publicado pelo Instituto o professor de economia lembrou ainda que a estabilidade do Banco Central coincide com o início da implementação do sistema de metas de inflação. “É superinteressante perceber que desde 1999, que é quando a gente tem a instalação do sistema de metas de inflação, o Brasil já começou a aprender com a experiência internacional e passou a reproduzir um sistema que está dando certo”, explicou.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?