fbpx

Marcio Pochmann vai ser o novo presidente do IBGE

O economista participou da transição do governo após a eleição de Lula
Foto: Elza Fiuza/ Agência Brasil

Compartilhe

Marcio Pochmann teve o nome confirmado para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), anunciou o ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta.

“O Marcio Pochmann vai ser o novo presidente do IBGE e não tem nenhum ruído quanto a isso”, declarou Paulo Pimenta ao deixar o Palácio da Alvorada.

Pochmann presidiu o Instituto Lula e a Fundação Perseu Abramo e nos anos de 2007 a 2012, comandou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Em outubro de 2020, o economista postou uma crítica ao PIX, programa de transferências online que foi lançado um mês depois. Segundo ele, o PIX seria mais um “passo na via neocolonial a qual o Brasil já se encontra ao continuar seguindo o receituário neoliberal”.

Leia também:  Ministra de Lula, Anielle Franco usa catástrofe no RS para pedir votos ao PT

Quem é Marcio Pochmann

O economista se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984.Fez pós-graduação em Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal e, em 1993, concluiu doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e participou da transição do governo após a eleição de Lula.

Criticas

O economista Edmar Bacha, que presidiu o IBGE afirmou que se sente “ofendido” como ex-presidente do instituto.

“Pochmann é um ideólogo. Tem uma visão totalmente ideológica da economia. E não terá problema de colocar o IBGE a serviço dessa ideologia, como fez no Ipea. Estou ofendido como ex-presidente do IBGE”, afirmou Bacha, que também participou da elaboração do Plano Real.

Leia também:  RS: civis e empresários locais se unem enquanto o Estado prefere Madonna

Nos bastidores é sabido que  Tebet e Haddad não concordam com a indicação do Presidente Lula.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?