fbpx

Instituto Millenium destaca pontos preocupantes da Reforma Tributária

Para o Instituto, deixar questões em aberto pode abrir espaço para "grupos sociais organizados" desvirtuarem a PEC no Congresso.

O Instituto Millenium publicou, nesta segunda-feira (26), uma nota técnica analisando o texto preliminar da Reforma Tributária e destacou trechos preocupantes.

Em primeiro lugar, o Millenium vê com preocupação a falta de dispositivo capaz de garantir que não haverá aumento de impostos indiretos ao final da transição, proposta na PEC 45/2019.

“O Brasil possui hoje a maior carga tributária do mundo dentre todos os países em desenvolvimento, e não se pode admitir que a reforma da tributação sobre o consumo resulte no aumento dessa carga. É fundamental que o texto se comprometa expressamente em não aumentar a carga tributária”, afirmou.

PUBLICIDADE

Além disso, o Instituto criticou o “cashback”, que é o instrumento de retorno dos impostos. Em sua visão, o texto do substitutivo já deveria determinar os critérios de devolução dos tributos com base na renda das famílias.

Leia também:  Senado aprova texto-base da reforma tributária em primeiro turno

Na avaliação da Organização, deixar a questão em aberto neste momento pode abrir espaço para “grupos sociais organizados” desvirtuarem o Projeto de Lei durante a tramitação no Congresso.

Pontos positivos da reforma tributária

O Millenium definiu como positiva a substituição de cinco impostos por apenas dois e o imposto seletivo, específico para cigarros e bebidas alcoólicas.

PUBLICIDADE

“A unificação dos tributos indiretos deve contribuir para eliminar distorções e, principalmente, reduzir sensivelmente a complexidade de nossa tributação sobre o consumo”, avaliou.

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA), promete unificar o IPI, o PIS, a Cofins, o ICMS e o ISS. A responsabilidade de repartir os valores arrecadados entre os Municípios, fica com o Governo Federal, através do IVA Dual.

No texto preliminar da Reforma Tributária o IVA é chamado de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?