fbpx

Henrique Meirelles é o novo conselheiro do Ranking dos Políticos

Cláudia Costin, Marcos Mendes e Tiago Reis se unem a Meirelles e somam forças na plataforma que avalia políticos
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhe

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles assumiu cadeira de conselheiro no Ranking dos Políticos. A novidade faz parte de um movimento do Ranking dos Políticos de aumentar expertise e oferecer mais conhecimento para os brasileiros. Além de ministro do governo Temer, Meirelles foi presidente do Banco Central e candidato a presidente da República em 2018.

Com conhecimento aliado ao compromisso com a economia brasileira, o novo conselheiro foi o idealizador do Teto de Gastos de Temer. Apesar de a medida ter bastante êxito em melhorar as contas públicas nos últimos anos, o Teto de Gastos tem sido fortemente criticado pelo Governo Lula. Dessa forma, pode ser substituído pelo arcabouço fiscal de Fernando Haddad.

Reforço de conselheiros

Assim como Henrique Meirelles, outras três pessoas passam a integrar o conselho da instituição do Ranking dos Políticos. A economista Claudia Costin, uma das principais especialistas em políticas públicas e de educação do país. Costin foi ministra da Administração Pública e Reforma do Estado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Além de atuar como Secretária da Cultura do estado de São Paulo, e Secretária de Educação no Rio de Janeiro.

Outro nome relevante é o do economista Marcos Mendes, que tem sido um crítico ferrenho das mudanças de política fiscal do atual governo brasileiro. Ele foi assessor especial de Meirelles, enquanto ministro da Fazenda, e ajudou a elaborar o Teto de Gastos, a Reforma da Previdência e o Marco do Petróleo.

O administrador de empresas Tiago Reis também ocupa cadeira de conselheiro da instituição que avalia políticos. Ele é presidente do Conselho do Grupo Suno e um dos principais nomes do mercado de capitais no Brasil no momento em que o número de investidores aumentou quase 10 vezes entre 2016 e 2023, superando 5 milhões de brasileiros.

O diretor-geral do Ranking dos Políticos, Juan Carlos, celebrou a chegada dos novos conselheiros. “Ter nomes desse quilate em nosso Conselho nos traz grande alegria, mas também enormes responsabilidades em auxiliar ainda mais as mudanças necessárias em nosso país. Certamente, a avaliação dos políticos brasileiros ganhará uma proporção ainda maior em qualidade e repercussão”, declarou.

Conheça as áreas

Os quatro conselheiros se unem ao ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, o analista político Luan Sperandio, o advogado especializado em Compliance Daniel Lança e a ativista política Tatiana Poroger, que foram anunciados como novos conselheiros em fevereiro.

O Conselho de Leis da organização avalia previamente as principais votações do parlamento e é composto por 30 (trinta) representantes notáveis da sociedade civil brasileira. Entre os nomes estão especialistas em políticas públicas, referências em segmentos como educação, saúde, finanças, contas públicas, agronegócio e juristas.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?