fbpx

Henrique Meirelles é o novo conselheiro do Ranking dos Políticos

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Cláudia Costin, Marcos Mendes e Tiago Reis se unem a Meirelles e somam forças na plataforma que avalia políticos

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles assumiu cadeira de conselheiro no Ranking dos Políticos. A novidade faz parte de um movimento do Ranking dos Políticos de aumentar expertise e oferecer mais conhecimento para os brasileiros. Além de ministro do governo Temer, Meirelles foi presidente do Banco Central e candidato a presidente da República em 2018.

Com conhecimento aliado ao compromisso com a economia brasileira, o novo conselheiro foi o idealizador do Teto de Gastos de Temer. Apesar de a medida ter bastante êxito em melhorar as contas públicas nos últimos anos, o Teto de Gastos tem sido fortemente criticado pelo Governo Lula. Dessa forma, pode ser substituído pelo arcabouço fiscal de Fernando Haddad.

Leia também:  Pesquisa: Apenas 34% dos deputados federais têm expectativas positivas sobre Dino no STF

Reforço de conselheiros

Assim como Henrique Meirelles, outras três pessoas passam a integrar o conselho da instituição do Ranking dos Políticos. A economista Claudia Costin, uma das principais especialistas em políticas públicas e de educação do país. Costin foi ministra da Administração Pública e Reforma do Estado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Além de atuar como Secretária da Cultura do estado de São Paulo, e Secretária de Educação no Rio de Janeiro.

Outro nome relevante é o do economista Marcos Mendes, que tem sido um crítico ferrenho das mudanças de política fiscal do atual governo brasileiro. Ele foi assessor especial de Meirelles, enquanto ministro da Fazenda, e ajudou a elaborar o Teto de Gastos, a Reforma da Previdência e o Marco do Petróleo.

Leia também:  Pesquisa: Apenas 34% dos deputados federais têm expectativas positivas sobre Dino no STF

O administrador de empresas Tiago Reis também ocupa cadeira de conselheiro da instituição que avalia políticos. Ele é presidente do Conselho do Grupo Suno e um dos principais nomes do mercado de capitais no Brasil no momento em que o número de investidores aumentou quase 10 vezes entre 2016 e 2023, superando 5 milhões de brasileiros.

O diretor-geral do Ranking dos Políticos, Juan Carlos, celebrou a chegada dos novos conselheiros. “Ter nomes desse quilate em nosso Conselho nos traz grande alegria, mas também enormes responsabilidades em auxiliar ainda mais as mudanças necessárias em nosso país. Certamente, a avaliação dos políticos brasileiros ganhará uma proporção ainda maior em qualidade e repercussão”, declarou.

Leia também:  Pesquisa: Apenas 34% dos deputados federais têm expectativas positivas sobre Dino no STF

Conheça as áreas

Os quatro conselheiros se unem ao ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, o analista político Luan Sperandio, o advogado especializado em Compliance Daniel Lança e a ativista política Tatiana Poroger, que foram anunciados como novos conselheiros em fevereiro.

O Conselho de Leis da organização avalia previamente as principais votações do parlamento e é composto por 30 (trinta) representantes notáveis da sociedade civil brasileira. Entre os nomes estão especialistas em políticas públicas, referências em segmentos como educação, saúde, finanças, contas públicas, agronegócio e juristas.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?