fbpx

Governo obriga Google a retirar alerta contra PL da Censura

Liberais reagem negativamente à ação do governo
Foto: Firmbee.com/Unsplash
Foto: Firmbee.com/Unsplash

Compartilhe

O Governo Federal ameaçou multar o Google em R$ 1 milhão caso a bigtech não pare de combater o PL da Censura. O documento chegou à empresa nesta terça-feira (2), véspera da votação do PL 2630/20 na Câmara dos Deputados. A notificação partiu da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), com a justificativa de “caráter de publicidade enganosa e abusiva praticada, ante a proximidade da data da votação da proposição legislativa”. 

Apesar de continuar contrário ao projeto, o Google retirou o alerta que emitia sobre o chamado PL das Fake News. Dessa forma, o ministro da Justiça, Flávio Dino, comemorou no Twitter. “Google removeu a publicidade cifrada contida na página inicial. Esperamos que as plataformas desativem mecanismos de censura ou de violação da liberdade de expressão com isonomia”. 

Entre as exigências colocadas pelo Ministério da Justiça está a proibição ao Google de censurar publicações a favor do projeto de lei e impulsionar posições contrárias ao texto. A plataforma precisa informar qualquer interferência no sistema de indexação de buscas. Além disso, o Google precisa informar eventual conflito de interesses em torno do PL das Fake News e sinalizar publicações próprias contrárias como publicidade. Bem como a plataforma deve veicular contra-propagandas, caso publiquem anúncios contra o texto. 

Reação negativa

Críticos ao PL da Censura, liberais reagiram de forma negativa ao posicionamento do Governo diante da situação. O deputado federal Gilson Marques (NOVO/SC) publicou uma charge. “STF fazendo lobby a favor do PL da Censura” e o governo Lula se mantém de olhos fechados. “Globo fazendo matéria tendenciosa a favor do PL da Censura” e o governo Lula se mantém de olhos fechados. “Google posicionando-se contra o PL da Censura” e o governo de olhos bem abertos. 

A economista Renata Barreto publicou um vídeo de Dino declarando que a prática do Google é publicidade enganosa, e que a bigtech deve colocar um texto a favor do PL da Censura. “Se o PL nem foi aprovado e já estão fazendo isso, imagina depois?”, questionou Barreto. 

Enquanto isso, o ex-secretário de Desburocratização, Paulo Uebel, reagiu no Twitter. “Se isso vai acontecer com o Google, imagina o que pode acontecer com você quando eles não gostarem do que você falar. Abra o olho!”, publicou.

Da mesma forma, O fundador da Singu e da Easy Taxi, Tallis Gomes, comentou no Instagram sobre um alerta feito nas eleições de 2022. “Lembram que eu dizia que essas eleições que passaram seria a luta do bem contra o mal? As liberdades individuais já estão sendo tolhidas. O Ministério da Verdade está sendo implantado diante dos nossos olhos”, defendeu o empresário.

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?