fbpx

PL oficialmente propõe ação para alterar resultado eleitoral e TSE responde

Partido do presidente Jair Bolsonaro sustenta que parte dos modelos de urna utilizados no pleito no segundo turno devem ser desconsiderados por serem inauditáveis; TSE solicitou que partido abranja no pedido a anulação também de parte dos votos no primeiro turno
Foto: Reprodução/YouTube

Confirmando expectativas, o Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, anunciou formalmente nesta terça-feira (22) que propôs uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para uma reconsideração sobre o resultado eleitoral.

A sigla presida por Valdemar da Costa Neto questiona a segurança de parte das urnas eleitorais e defendeu que os votos nela depositados fossem desconsiderados, como informa o jornal “Folha de S. Paulo”.

Segundo o partido, haveria “desconformidades irreparáveis do mau funcionamento” das urnas eletrônicas de modelo 2009, 2010, 2011, 2013 e 2015.

PUBLICIDADE

Na ação, o PL afirma que os “votos válidos e auditáveis do segundo turno do pleito eleitoral de 2022 atestam resultado diferente daquele anunciado por esse TSE no dia 30/10/22, conferindo posição preferencial de 51,05% da população ao presidente Jair Bolsonaro”.

Resposta do TSE

Após a apresentação da inicial, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de seu presidente, o ministro Alexandre de Moraes, determinou que o partido adicione ao pedido o levantamento das urnas eletrônicas a serem desconsideradas no primeiro turno.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição inicial foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições de 2022. Assim, sob pena de indeferimento da inicial, deve a autora aditar a petição inicial para que o pedido abranja ambos os turnos das eleições, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas”, afirmou a decisão. [1][2]

PUBLICIDADE

Compartilhe essa notícia:

Obrigado por ter lido até aqui.

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?